Por Redação
Em uma verdadeira maratona que o governador do Estado do Rio, Cláudio Castro, fez em cidades do Sul Fluminense, na sexta-feira, dia 17, foram anunciados investimentos, inauguradas obras e realizadas vistorias em projetos que estão em andamento com a parceria do Estado. Em Piraí, o anúncio ficou por conta da nova unidade do Corpo de Bombeiros Militar, que vai reforçar o atendimento emergencial na região e reduzir em até 30 minutos o tempo de resposta às ocorrências. A programação seguiu com a inauguração da Base do Segurança Presente, o lançamento da pedra fundamental do Complexo Cultural e Esportivo da Ambev, e a assinatura de acordos voltados para o meio ambiente e tecnologia.
A obra da nova unidade está em fase final de acabamento e é realizada em parceria com a Prefeitura de Piraí.
Complexo Cultural da Ambev
Durante a visita ao município que tem o ex-governador Luiz Fernando Pezão, como prefeito, foi lançado oficialmente o Complexo Cultural, Social, Esportivo e Ambiental da cidade. Outra obras em parceria entre o Governo do Estado, a Prefeitura de Piraí e a Ambev, como contrapartida de incentivo fiscal da empresa pelo FUNDES.
‘Segurança Presente’
Uma nova base do Segurança Presente em Piraí, a 56ª no estado, foi inaugurada nesta sexta-feira, ampliando a interiorização do programa e reforçando a presença da polícia de proximidade no município.
Instalada na Avenida Santos Dumont, a base conta com 16 policiais militares por dia, apoio de 11 agentes civis, sendo três assistentes sociais, e funciona das 8h às 20h, com duas viaturas, duas motos e quatro bicicletas elétricas.
Piraí também passa a contar com o Programa de Integração na Segurança Pública (Proeis), que garante a atuação de seis novos policiais militares em patrulhamento ostensivo, em parceria com a Prefeitura.
Melhoria das vias
O governador também anunciou a entrega das obras de pavimentação e sinalização de 5,4 km de vias no bairro Ribeirão das Lajes, com investimento de R$ 3,4 milhões, beneficiando mais de 29 mil pessoas.
As intervenções incluem novas calçadas, drenagem e sinalização viária, melhorando a mobilidade e a segurança de pedestres e motoristas.
Além disso, foram apresentadas as frentes de trabalho do Programa Limpa Rio Margens em Ponte das Laranjeiras e Cacaria, que somam R$ 1,3 milhão em investimentos. As obras incluem quadras, áreas de convivência, academias da terceira idade, parques infantis e iluminação, transformando margens antes degradadas em espaços de lazer e convivência.
Ambiente e tecnologia
O governador também firmou um Acordo de Cooperação Técnica entre o Estado, a Cedae e a Prefeitura de Piraí para fortalecer ações de restauração florestal, reaproveitamento de resíduos e economia circular.
A parceria inclui a criação do Centro Regional de Gerenciamento de Insumos (CRGI), que vai utilizar resíduos de poda, lodo de esgoto e água para produzir compostos orgânicos voltados ao reflorestamento e à agricultura familiar.
— A Cedae tem um programa que é referência em recuperação ambiental e reinserção social. Com o convênio assinado hoje, Piraí passa a ser uma base importante de reflorestamento e sustentabilidade. Também vamos cooperar na usina de compostagem do município, reduzindo resíduos e transformando o material orgânico em insumo para o replantio. É uma parceria que alia preservação ambiental e desenvolvimento social – afirmou o presidente da Cedae, Agnaldo Ballon.
O governador participou da assinatura do Protocolo de Intenções entre o Governo do Estado, a prefeitura e a empresa Natural Energia, para a implantação do Data Center Nova Era em Piraí.
O empreendimento contará com processadores de inteligência artificial de última geração e capacidade de 180 megawatts, tornando-se um dos maiores do país e consolidando o Rio de Janeiro como referência nacional em infraestrutura digital e tecnologia pública.