‘Ocupação CORRE!’ valoriza o fazer artístico Sul Fluminense em Volta Redonda
Por Lanna Silveira
Volta Redonda receberá a primeira edição da Ocupação CORRE! neste domingo (12), das 12h às 20h, no estúdio Solaira Audiovisual, localizado no bairro Vila Santa Cecília. O evento, que é organizado por 25 artistas e produtores culturais da região, tem o objeto de demonstrar a excelência e a diversidade da arte que é produzida de forma independente no Sul Fluminense, buscando ainda oferecer um ambiente para que os artistas formem conexões entre si e com o público, fortalecendo as relações, a autonomia e a resistência da comunidade artística local.
A programação do evento tem como base cinco palavras-chave: música, moda, gastronomia, arte e cultura. A música se manifesta através dos shows e discotecagens, que serão performados por artistas da região – essa escolha, segundo a organização do evento, busca evidenciar a qualidade musical produzida pela comunidade do Sul Fluminense. O evento será aberto com a “DisColab”: discotecagem feita com discos de vinil disponíveis à venda no evento, com curadoria de artistas e produtores do “CORRE!”. A próxima atração musical será um show do grupo de jazz contemporâneo Sta. Marta Jazz, das 15h30 às 16h. Fechando o evento, estarão a banda de post-punk Neon Dharmas, com apresentação das 17h às 18h30, e discotecagem do DJ Genesttra, das 18h às 20h.
A moda ganhará espaço de discussão no evento por meio da intervenção “Não é só vestir”, realizada junto a ativação da galeria do artista visual Rafa Trevis, das 16h às 17h. O momento promoverá uma roda de conversa que reflete sobre como a moda se atrela a identidade individual e sobre ideais de consumo consciente. Além de Rafa Trevis, participarão do bate-papo a estilista Luanda Inaê e o músico Ton Pereira, com mediação do artista Diego Bonifácio.
A gastronomia se apresentará como um ponto de encontro e troca de experiências. A arte e a cultura se manifestarão em todo o evento, propondo um ato político de pertencimento dos artistas regionais. Para abordar a realidade da organização artística independente, será promovida a roda de conversa “A revolução é na rua”, com a participação de Zamiliano (comunicador e assistente social), Kaio Filipe (cantor e produtor cultural), Caterina Piloto (produtora cultural) e Ana Balarin (fotógrafa e produtora cultural), com mediação de Clayton Pereira (músico e produtor cultural).
Os ingressos estão a venda, de forma antecipada, pela plataforma virtual Sympla.