A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), iniciou uma campanha de orientação aos contribuintes que estão com o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) 2025 em atraso. O objetivo é conscientizar que os recursos do IPTU são revertidos para importantes áreas como Saúde, Educação e Segurança, além de evitar que os débitos entrem em Dívida Ativa, com juros e multas.
“Hoje são cerca de 18% dos contribuintes com algum tipo de débito em relação ao IPTU 2025. Esses recursos possuem um papel importante para o município investir cada vez mais no bem-estar da população, como a reforma de uma escola, o asfaltamento de uma rua, a iluminação de vias e outros espaços públicos, a construção ou revitalização de uma praça, por exemplo. Impacta o dia a dia dos moradores”, explica a subsecretária municipal de Fazenda, Lygia Morelli.
De acordo com a SMF, além da importância do recurso para melhorias na cidade, a quitação do IPTU evita que os débitos entrem para a Dívida Ativa do município, o que gera juros e multas para o cidadão.
“Em um exemplo simples de um débito de R$100 no IPTU, essa quantia pode chegar a R$ 180 se entrar para a Dívida Ativa. E o contribuinte tem até dezembro deste ano para regularizar o IPTU e evitar os juros e multas, basta procurar a prefeitura presencialmente, ou até mesmo entrar em contato pelos telefones (24) 3511-3202 e 3511-3274”, explicou a diretora do Departamento Imobiliário da SMF, Amanda Costa.
A Secretaria Municipal de Fazenda destaca ainda que a regularização do IPTU 2025 é necessária para aposentados e pensionistas solicitarem o desconto de até 50% no IPTU 2026.
“Além de ficar em dia com o município, o cidadão estará ajudando na melhoria contínua dos serviços públicos. São recursos que voltam para os moradores em forma de benefícios em seus bairros”, ressaltou o prefeito Antonio Francisco Neto.