Angra dos Reis e Instituto João e Maria Backheuser firmam parceria para fortalecer alfabetização

Título do Post Incrível
Angra dos Reis torna-se o terceiro município fluminense a contar com o apoio do instituto - Divulgação/Rosemberg Franco

Angra dos Reis e o Instituto João e Maria Backheuser (IJMB) oficializaram, na última sexta-feira (3), uma importante parceria voltada para o fortalecimento da Educação Pública do município, por meio do projeto Redes do Saber, que tem como foco a promoção da alfabetização na idade certa.

O acordo estabelece que o Instituto apoiará a cidade na implementação de políticas públicas para garantir que todas as crianças da rede municipal estejam alfabetizadas até o final do 2º ano do Ensino Fundamental.

Com uma proposta de longo prazo, a parceria busca consolidar o Programa Angrense de Alfabetização na Idade Certa (PAAIC), desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, Juventude e Inovação (SEJIN) desde 2024. O IJMB irá apoiar as equipes de formadores responsáveis pelo acompanhamento sistemático de professores e gestores da Pré-escola ao 2º Ano do Ensino Fundamental.

Além do suporte técnico à Secretaria, estão previstas ações nas áreas de avaliação, monitoramento de dados e mobilização da rede municipal de ensino. Essa iniciativa local também está alinhada a políticas públicas nacionais, especialmente ao Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), que busca reduzir desigualdades educacionais e garantir o direito à alfabetização de todas as crianças brasileiras.

“Estamos muito felizes por contar com uma equipe tão comprometida e qualificada como a de Angra para ser nossa parceira no Redes do Saber. Acreditamos muito no potencial do município para se tornar referência em alfabetização no estado do RJ”, destacou Teca Pontual, diretora executiva do IJMB.

Durante a cerimônia de assinatura, o prefeito Claudio Ferreti (MDB) reforçou o compromisso do município com a transformação social por meio da educação.

“A educação é o que dá sentido à transformação social. Quando a gente entra numa sala de aula e vê as crianças descobrindo a leitura, o brilho nos olhos delas mostra que estamos no caminho certo. Esse trabalho não é de um dia para o outro, mas já temos resultados claros e vamos avançar muito mais. Tenho certeza de que Angra será cada vez mais reconhecida como uma cidade que investe na formação cidadã das novas gerações”, ressaltou o prefeito.

Com essa iniciativa, Angra dos Reis torna-se o terceiro município fluminense a contar com o apoio do Instituto João e Maria Backheuser na construção de políticas públicas de alfabetização na idade certa.

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.