Volta Redonda abre consulta pública para elaboração do Plano Municipal de Segurança

Título do Post Incrível
Estudo ocorre por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) - Divulgação/PMVR

A prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), em parceria com o UniFOA – Centro Universitário de Volta Redonda, abriram nesta segunda-feira (6) uma consulta pública para elaboração do Plano Municipal de Segurança.

Até 31 de outubro, todos os moradores de Volta Redonda podem participar da consulta popular para a construção do Plano Municipal de Segurança Pública. A participação deve acontecer através do link: https://forms.gle/s4iT1Xd8MDraxp2B8. O estudo busca nortear as ações do Poder Público para a promoção do desenvolvimento da segurança pública na cidade, em curto, médio e longo prazos.

O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, destacou que Volta Redonda já desenvolve ações de segurança pública consistentes, no entanto, desenvolver um plano de segurança pública, com a parceria com o UniFOA, é ampliar o leque com ações de cidadania, educação e combate à violência, com a utilização da tecnologia, integração e a promoção de uma cultura de paz.

“Estamos reunindo todos os esforços para atingir os nossos objetivos, que é a redução do crime em curto, médio e longo prazos. Temos avançado, mas sabemos que podemos mais. Não tenho dúvidas de que os resultados virão e tornaremos Volta Redonda uma cidade ainda mais segura”, disse Coronel Henrique.

Além da participação popular, o estudo conta com o trabalho de profissionais da segurança pública de Volta Redonda e do UniFOA. Segundo os especialistas, a ideia não é só ter a diminuição dos indicadores criminais, mas promover uma cultura de paz, que vai ajudar no desenvolvimento de projeto do capital humano, como os próprios guardas municipais e policiais, a proximidade com o cidadão e a tecnologia sendo aplicada de forma inteligente – prevenindo e combatendo o crime.

O presidente da FOA (Fundação Oswaldo Aranha), Eduardo Prado, destacou que a grande inovação deste plano é que ele nasce dentro da universidade e acontece em uma cidade que já possui uma estrutura estabelecida em segurança, que é Volta Redonda.

“A grandiosidade deste trabalho é aproveitar a experiência de profissionais na área de segurança pública no Brasil e no mundo, através da universidade, aproveitar o conhecimento daqueles que convivem com a violência no dia a dia e possuem uma experiência de longa data e, a partir daí, possamos atingir a melhoria da qualidade de vida para todo cidadão de Volta Redonda”, afirmou Prado.

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.