A construção da futura sede do Batalhão de Ações com Cães (BAC) da Polícia Militar, no bairro Roma, em Volta Redonda, está próxima de concluir a parte das fundações. Segundo a Secretaria Municipal de Obras (SMO), foram concluídos 85% dessa etapa, sendo que a parte mais adiantada diz respeito à área administrativa, onde ficarão instalações como refeitório, alojamentos e auditório, seguida pelos canis, que poderão abrigar até 20 cães.
Ainda segundo a SMO, todo o muro de blocos, que vai cercar o batalhão, já foi concluído. Uma retroescavadeira já executa o reaterramento das sapatas já concluídas, a fim de que tenha início a parte referente às cintas, o que vai permitir levantar os pilares de ancoramento e a parte de alvenaria, que podem ser iniciadas em cerca de duas semanas. A parte veterinária, onde ficarão os consultórios e outros serviços ligados à saúde dos animais, está com a escavação para concretagem das sapatas em andamento.
Uma parte que será trabalhada mais adiante é a destinada para o treinamento dos cães, que vai incluir uma compactada com áreas de grama sintética e areia, além de duas piscinas para os animais que vão integrar o batalhão.
“Quando concluído, o batalhão vai oferecer todas as condições para os policiais militares executarem esse importante serviço de segurança, e a parte destinada aos cães vai ter uma estrutura que atenda a todas as necessidades dos animais, seja para o treinamento, a parte de saúde e de acomodações”, destacou o secretário municipal de Obras, Jerônimo Teles.
O Batalhão de Ações com Cães está sendo construído nas proximidades da Rodovia Presidente Dutra (BR-116, a Rio-São Paulo), em um terreno com 7.614 metros quadrados e 1.389 m² de área construída. A unidade é dividida em administrativo, de dormitórios, bloco veterinário, canil e área de treinamento, entre outros.
O BAC terá atuação regional nas 20 cidades cobertas pelo 5º CPA (Comando de Policiamento de Área), incluindo o 28º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Volta Redonda, o 37º BPM de Resende, o 33º BPM de Angra dos Reis, o 10º BPM de Barra do Piraí e a 2ª CIPM (Companhia Independente de Polícia Militar) de Paraty. A estrutura do batalhão é inspirada no modelo da 1ª Companhia Destacada do BAC em Macaé, no norte do estado do Rio.