Barra do Piraí promoveu, na manhã desta terça (30), a inauguração da Defensoria Pública da União no município, órgão permanente da Administração Pública Federal com a função de prestar assistência jurídica gratuita em todos os níveis judiciais e extrajudiciais no âmbito da Justiça Federal, Eleitoral e Militar. A unidade representa a garantia da cidadania e o acesso à justiça da população de Barra do Piraí. O núcleo abrange casos de direito previdenciário, financiamento estudantil, tratamentos médicos, acesso a medicamentos de alto custo e interesses de grupos vulneráveis, como idosos, PCDs e mulheres vítimas de violência.
A recém-inaugurada defensoria funciona no Mercado Municipal Mário Sérgio do Nascimento, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Presente na cerimônia de inauguração, a prefeita de Barra do Piraí, Katia Miki, destacou a importância da chegada da DPU no município: “Muitas famílias possuem baixa renda, por isso encontram certa dificuldade em arcar com os gastos de contratação de um advogado. Este órgão é de extrema importância para nós, para a representação do Estado e para garantir gratuitamente o direito de acesso à Justiça”.
Também presente na solenidade, a defensora pública federal, Dra. Laura Lúcia Ferraréz, destacou que a chegada da DPU ao município faz parte de um plano de interiorização, que visa assegurar o acesso da população à justiça. “A DPU não se limita apenas à judicialização. Muitas vezes, o que falta é justamente a orientação. As pessoas enfrentam diversos problemas que, em muitos casos, podem ser resolvidos coletivamente, em diálogo com o poder público e com as instituições. Esta é a casa dos cidadãos e das cidadãs de Barra do Piraí”, afirmou.