A tarde desse domingo (28) foi diferente para 20 abrigados do Lar dos Velhinhos, Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI), em Volta Redonda. Em uma parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC), eles assistiram à peça “As Aventuras do Bambolê do Tempo”, de Gabi Gabizoca, no Teatro Maestro Franklin de Carvalho Júnior, no bairro Laranjal.
Durante o espetáculo, voltado para o público infantil, a alegria e empolgação das crianças dividiram o protagonismo com idosos sorridentes e encantados com a youtuber Gabi Gabizoca. Foi uma tarde divertida, marcada pela integração entre gerações no início das comemorações pelo Dia das Crianças em Volta Redonda.
“A iniciativa foi um sucesso. Ver a alegria no rosto de cada idoso por participar da experiência, inédita para alguns, é a confirmação de que a cultura transforma vidas e une as pessoas, promovendo momentos de alegria e bem-estar”, disse o secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, lembrando que o Lar dos Velhinhos já recebeu outras ações culturais, como o projeto “Cine Memória”, com exibição do filme “Mazzaropi – O Grande Xerife”, para resgatar o prazer do cinema entre os idosos abrigados.
Espetáculo que uniu gerações
A peça conta a história da boneca youtuber Gabi Gabizoca, que utiliza seu bambolê do tempo para viajar por várias gerações com seus amigos de aventura, recordando as brincadeiras, músicas e diversões de épocas passadas, o que permitiu uma maior familiaridade para os idosos. É um show interativo com o público, valorizando a amizade, acolhendo a pluralidade e respeitando as diferenças.
Teatro solidário
O espetáculo “As Aventuras do Bambolê do Tempo”, de Gabi Gabizoca, foi promovido pela Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com a Fundação Anita Mantuano de Artes do Estado do Rio de Janeiro (Funarj), vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa.
O ingresso para a peça – exceto para os convidados do Lar dos Velhinhos – foi trocado por um litro de leite em caixinha, que será revertido para entidades beneficentes do município.