A Prefeitura de Angra dos Reis usará pela primeira vez o Sistema Defesa Civil Alerta, com alertas enviados pelo celular, na próxima edição do Exercício Geral Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear, que acontece na cidade entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro. Internacionalmente conhecido como Cell Broadcast, a tecnologia permite o envio de mensagens independentemente de cadastro.
— Essa ferramenta inovadora será utilizada no simulado das usinas nucleares pela primeira vez. Nos dias 1º e 2, todos os celulares localizados em Angra e áreas limites dos municípios vizinhos de Paraty e Mangaratiba receberão mensagens do sistema. Ao visualizar o aviso, basta ler e não se assustar: trata-se apenas de um simulado – explicou o secretário municipal de Proteção e Defesa Civil, Fábio Júnior.
Realizado a cada dois anos, o simulado tem como objetivo avaliar, treinar e aprimorar os procedimentos previstos no Plano de Emergência Externo do Estado do Rio de Janeiro (PEE/RJ) para a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA).
A abertura oficial ocorre na próxima terça-feira, 30, às 11h, na sede da Defesa Civil Municipal, com a presença de autoridades. Logo em seguida, às 13h, a população poderá visitar uma exposição no Colégio Naval, onde serão apresentados equipamentos, materiais e viaturas que integram a operação.
Nos dias 1º e 2 de outubro, quarta e quinta-feira, acontecem as atividades práticas, que incluem: acionamento das sirenes de alerta; evacuação da Central Nuclear; transporte de gerador móvel; remoção simulada de radioacidentados; deslocamento de comunidades das Zonas de Planejamento de Emergência e coleta de amostras ambientais de solo, água, ar e vegetação. Na sexta-feira, dia 3, ocorre a avaliação do simulado.
O exercício reúne cerca de 60 instituições civis e militares, entre elas: Eletronuclear, Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Defesas Civis Estadual e Municipais, Ibama, Abin e Ministério da Saúde.
O prefeito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti, reforçou a importância do simulado.
— Esse exercício é fundamental para manter nossas equipes preparadas e garantir que a população saiba como agir em uma emergência. A Defesa Civil de Angra tem se destacado como referência no estado e segue pronta para atuar. Nossa prioridade absoluta é a segurança da população – destacou o prefeito.