Sistema Defesa Civil Alerta será utilizado pela primeira vez no Exercício Geral de Emergência Nuclear

Título do Post Incrível
Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis, onde terá simulado - Tomaz Silva/Agência Brasil

A Prefeitura de Angra dos Reis usará pela primeira vez o Sistema Defesa Civil Alerta, com alertas enviados pelo celular, na próxima edição do Exercício Geral Integrado de Resposta à Emergência e Segurança Física Nuclear, que acontece na cidade entre os dias 30 de setembro e 3 de outubro. Internacionalmente conhecido como Cell Broadcast, a tecnologia permite o envio de mensagens independentemente de cadastro.

— Essa ferramenta inovadora será utilizada no simulado das usinas nucleares pela primeira vez. Nos dias 1º e 2, todos os celulares localizados em Angra e áreas limites dos municípios vizinhos de Paraty e Mangaratiba receberão mensagens do sistema. Ao visualizar o aviso, basta ler e não se assustar: trata-se apenas de um simulado – explicou o secretário municipal de Proteção e Defesa Civil, Fábio Júnior.

Realizado a cada dois anos, o simulado tem como objetivo avaliar, treinar e aprimorar os procedimentos previstos no Plano de Emergência Externo do Estado do Rio de Janeiro (PEE/RJ) para a Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA).

A abertura oficial ocorre na próxima terça-feira, 30, às 11h, na sede da Defesa Civil Municipal, com a presença de autoridades. Logo em seguida, às 13h, a população poderá visitar uma exposição no Colégio Naval, onde serão apresentados equipamentos, materiais e viaturas que integram a operação.

Nos dias 1º e 2 de outubro, quarta e quinta-feira, acontecem as atividades práticas, que incluem: acionamento das sirenes de alerta; evacuação da Central Nuclear; transporte de gerador móvel; remoção simulada de radioacidentados; deslocamento de comunidades das Zonas de Planejamento de Emergência e coleta de amostras ambientais de solo, água, ar e vegetação. Na sexta-feira, dia 3, ocorre a avaliação do simulado. 

O exercício reúne cerca de 60 instituições civis e militares, entre elas: Eletronuclear, Autoridade Nacional de Segurança Nuclear (ANSN), Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), polícias Federal, Civil, Militar e Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros, Defesas Civis Estadual e Municipais, Ibama, Abin e Ministério da Saúde.

O prefeito de Angra dos Reis, Cláudio Ferreti, reforçou a importância do simulado.

— Esse exercício é fundamental para manter nossas equipes preparadas e garantir que a população saiba como agir em uma emergência. A Defesa Civil de Angra tem se destacado como referência no estado e segue pronta para atuar. Nossa prioridade absoluta é a segurança da população – destacou o prefeito.

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.