A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação, celebra uma importante conquista para o artesanato local: a inserção permanente de produtos artesanais religiosos no Santuário de Floriano, um dos principais destinos de turismo religioso do Estado do Rio de Janeiro.
Fruto de um trabalho contínuo de valorização da economia criativa e da identidade cultural do município, essa iniciativa garante maior visibilidade às artesãs barra-mansenses, que agora contam com uma vitrine estratégica para seus produtos em um local de grande fluxo de visitantes e fiéis.
Essa realização só foi possível graças à atuação conjunta entre o poder público e importantes parceiros. A Secretaria de Estado de Turismo (Setur-RJ), sob a liderança do secretário Gustavo Tutuca, tem sido uma aliada fundamental na promoção do artesanato fluminense.
– Estamos diante de um marco espiritual, cultural e econômico para Barra Mansa. O artesanato exposto no Santuário é resultado do talento de mulheres que transformam fé em arte e arte em identidade. Essa conquista reafirma o compromisso da gestão municipal com o desenvolvimento sustentável, a valorização dos artistas locais e o fortalecimento do turismo regional – destacou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cesar Carvalho.
Ele disse ainda que a Prefeitura também agradece ao gestor do Santuário, Thiago, pela receptividade e pelo apoio à valorização dos produtos. “O espaço contribui para consolidar o município como referência na produção artesanal ligada ao turismo religioso”, completou.