A prefeitura de Resende, através da Secretaria Municipal de Turismo, vai promover, nos dias 30 e 31 de agosto, o Festival de Aves e Natureza de Resende, evento que visa destacar a riqueza ambiental, da fauna e da flora da região. As atividades serão realizadas no Parque das Águas e em diversos pontos do município, sendo abertas para o público em geral, em especial para os amantes de aves e apreciadores da natureza.
De acordo com a Secretaria Municipal de Turismo, o evento vai contar com palestras, oficinas, exposições, artesanato e passarinhadas, que consistem na prática de notar as aves. Além disso, haverá uma votação para eleger a “Ave do Ano” do Festival de Aves e Natureza de Resende 2026.
Ao todo, 12 espécies de aves são candidatas para representar a biodiversidade de Resende no evento do próximo ano. A votação é aberta e pode ser feita através do link bit.ly/festivaldeaves-votacao-avedoano ou pelo QR Code encontrado nas publicações das redes sociais da Prefeitura de Resende.
As espécies escolhidas foram: Tiê-de-topete, Sanhaço-de-encontro-amarelo, Maria-leque-do-sudeste, Falcão-peregrino, Tangará, Caturamo-bandeira, Japacanim, Sal-azul, Coruja-buranqueira, Beija-flor-de-topete-verde, Beija-flor-de-orelha-violeta e Alma-de-gato. As fotos dos animais também estão disponíveis na votação. O resultado da votação será divulgado no dia 30 (sábado), durante as atividades do festival no Parque das Águas.
“O evento é uma celebração e um ato de valorização da biodiversidade da nossa região. Convidamos a sociedade a apreciar e entender a preciosidade das nossas espécies da fauna e flora, com uma atenção especial para as aves. O concurso “Ave do Ano” é também uma forma de apresentar esses animais para a população e mostrar que eles estão entre nós e que precisamos preservar o meio ambiente para protegê-los. Então, esperamos uma edição de sucesso, com uma programação cheia de atrativos”, disse a secretária municipal de Turismo, Roberta Dias de Oliveira.
O Festival de Aves e Natureza de Resende reúne especialistas que atuam na conservação, observação e valorização da avifauna brasileira. As palestras abordarão temas como a observação e fotografia dos animais e os resultados de pesquisas relacionadas à biodiversidade local.