A Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) irá realizar neste sábado (16), às 11h, uma das cerimônias mais importantes do calendário acadêmico, a Entrega de Espadins aos cadetes da Turma General Leônidas Pires Gonçalves. A solenidade será realizada no Pátio Marechal Mascarenhas de Moraes (PMMM), e nela 404 cadetes de todas as regiões do Brasil receberão o Espadim. Sendo aproximadamente 60% vindos da região Sudeste, 15% da região Nordeste, 15% da região Sul, 7% da região Centro-Oeste e outros 4% da região Norte.
12 cadetes de outros países também receberão o Espadim, sendo eles de Cabo Verde (1), Camarões (2), Guiana (1), Nigéria (1), Panamá (2), Paraguai (1), Peru (1), Tanzânia (2) e Vietnã (1). Outras curiosidades da cerimônia são: a origem familiar dos cadetes, sendo 127 filhos de militares do Exército, 18 da Marinha, 9 da Força Aérea e 31 da Força Auxiliar; e a naturalidade de 10 Cadetes, oriundos em Resende.
Realizada desde 1932, a cerimônia repete-se, anualmente. Os Cadetes do Curso Básico receberão seus espadins, após 20 meses de formação. Instituído pelo Marechal José Pessôa, idealizador da AMAN, o espadim é o símbolo da honra e servidão militar para os futuros oficiais, pois representa o patriotismo e a bravura do patrono do Exército Brasileiro.