A partir de 2021, muitos foram os desafios encontrados pela prefeitura de Volta Redonda para reconstruir a cidade. Entre os problemas identificados pelo prefeito Antonio Francisco Neto, estava recuperar o asfalto em centenas de ruas e avenidas; trabalho contínuo, ele intensificou-se a partir de 2024, graças, em especial, à parceria com o Governo do Estado, e prossegue neste ano.
Talvez o principal exemplo seja a Radial Leste: aproveitando a construção do viaduto Porfírio de Almeida, a via que liga a Rodovia Lúcio Meira com o chamado trevo do Voldac teve todos os 1,4 mil metros de asfalto trocados a partir do final da ponte que cruza o rio Paraíba do Sul, com a utilização de 635 m³ de asfalto. No Retiro, as avenidas General Euclides Figueiredo e Parnaíba receberam nova pavimentação após as obras de drenagem na região. Foram 500 metros de recuperação asfáltica, totalizando quase 170 m³ – ou quase 3,4 mil metros quadrados de asfalto.
Em andamento
E há mais obras sendo executadas, ou já concluídas. No Jardim Paraíba, a Rua 537 foi totalmente recapeada. No Aterrado, a Rua José Calazans já passou pela etapa de fresagem; na Avenida Paulo de Frontin, uma parte da via já foi recuperada, e em breve as equipes retornarão para continuar os serviços. Essas obras fazem parte de um investimento de R$ 5 milhões do governo estadual, que vai contemplar, ainda, a Rua Nicanor Teixeira de Carvalho, no Barreira Cravo; Estrada da União, no Retiro; Avenida Afrânio de Barros, no bairro Ponte Alta.
Segundo a Secretaria Municipal de Obras (SMO), haverá recuperação de calçadas em alguns casos. No total, serão recapeados 5.940 metros de ruas e avenidas dentro desse pacote, totalizando 45.895 m².
O Governo do Estado investe, ainda, na recuperação de um trecho da Avenida Almirante Adalberto de Barros Nunes (Beira-Rio), que vai da altura do bairro Niterói até a Vila Mury. Segundo o secretário municipal de Transporte e Mobilidade Urbana, Paulo Barenco, serão aplicados cerca de 16 mil metros quadrados de asfalto, com os serviços sendo realizados durante o dia, fora dos horários de pico, e, quando houver necessidade, no horário noturno.
Outra obra teve início na última segunda-feira (11), com o recapeamento das vias do entorno da Praça Pandiá Calógeras, no bairro Sessenta. Segundo o secretário municipal de Obras, Jerônimo Teles, serão recuperadas a Rua 39 e trechos das ruas 35, 60 e 62. Também serão recuperados pequenos trechos das ruas 21 e 93-C. O investimento de R$ 598.997,19 é oriundo de recursos próprios do município, com aplicação de 9,3 mil m² de asfalto.
O prefeito Antonio Francisco Neto lembra que esses investimentos se unem aos do Plano de Mobilidade Urbana, que visam à melhora do tráfego de veículos em Volta Redonda. “Entregamos, mês passado, o viaduto Porfírio de Almeida, e estamos com outros projetos em andamento. Mas não basta investir em novas obras se não conservarmos o que já existe, e por isso é essencial a manutenção de recuperação de nossas ruas e avenidas. Com nossos recursos, e mais a ajuda inestimável do governador Cláudio Castro, seguimos levando novo asfalto para onde é necessário.”