Os alunos da Escola Péricles Tavares Dalboni, que atende pessoas com algum tipo de deficiência e é ligada à Associação de Pais e Amigos dos Deficientes Físicos (Apadefi), receberam, na manhã desta terça-feira (12), a visita do projeto Guarda Mirim, ação da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SEMOP).
O projeto tem o objetivo de promover inclusão social, cidadania e preparar os jovens para o futuro. Dion Lucas e Helder Shad, coordenadores pedagógicos, destacaram a importância de aproximar os estudantes dos serviços públicos oferecidos pela cidade.
“O projeto busca mostrar aos jovens as oportunidades disponíveis no município, promovendo a inclusão para que eles se sintam parte da comunidade e que o programa se adapte às necessidades de cada um”, afirmou Dion Lucas.
A visita também teve o propósito de ampliar o acesso à informação e fortalecer a autoconfiança dos estudantes. “Queremos garantir acessibilidade e igualdade, mostrando que eles são capazes de superar barreiras e alcançar seus objetivos”, disse Helder Shad.
Rosângela Simeão, diretora da escola da Apadefi, ressaltou a importância da iniciativa da SEMOP.
“Antes, o projeto atendia apenas crianças sem deficiência. Ter agora um olhar voltado para nossos alunos, com deficiências e limitações, que raramente têm acesso a essas experiências, demonstra cuidado e inclusão.”