Volta Redonda participa de Encontro Intermunicipal de Desenvolvimento da Indústria AudioVisual do Estado do Rio de Janeiro

Título do Post Incrível
Secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, esteve na Biblioteca Parque, na capital fluminense, em reunião para debater investimentos no setor - Divulgação/PMVR

A prefeitura de Volta Redonda esteve representada no Encontro Intermunicipal de Desenvolvimento da Indústria AudioVisual do Estado do Rio de Janeiro, que aconteceu na Biblioteca Parque Estadual, no Centro da capital fluminense. O secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, foi ao evento, nessa segunda-feira, dia 11, e participou de reunião para debater investimentos no setor audiovisual no estado.

O encontro, promovido pela RioFilme, pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e pela Frente Parlamentar do Audiovisual da Alerj (Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro), reuniu representantes de 14 municípios para debaterem características, necessidades, leis e propostas para o fortalecimento do segmento audiovisual no interior do estado.

Entre as principais demandas apontadas no encontro, estão a necessidade de um estudo detalhado sobre as características específicas de cada município e formação de mão de obra especializada, essencial para impulsionar a produção audiovisual fluminense.

“Foi um encontro produtivo onde reafirmamos o compromisso de Volta Redonda com o fortalecimento da economia criativa, a geração de mais postos de trabalho e a consolidação do audiovisual como um importante vetor de desenvolvimento cultural e econômico”, destacou Anderson de Souza.

A reunião na Biblioteca Parque contou ainda com a presença do presidente da RioFilme, Leonardo Edde; da secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros; do deputado estadual Munir Neto, que coordena a Frente Parlamentar de Fomento ao Audiovisual da Alerj; além de representantes da Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro).

O deputado Munir Neto reforçou que a iniciativa da Frente do Audiovisual da Alerj, a RioFilme e a Secretaria de Estado de Cultura, reuniu secretários municipais para discutir formas de estimular a produção audiovisual.

“E algumas decisões já foram tomadas. Vamos levar a vários municípios, junto com a RioFilme, um grupo técnico para apoiar e articular a estruturação de equipes aptas a atrair produções nacionais e internacionais para suas cidades. Isso gera renda, emprego, receita com impostos e fortalecimento da indústria audiovisual fluminense”, afirmou Munir. 

A secretária de estado de Cultura, Danielle Barros, ressaltou o trabalho e o apoio incansável do governador Cláudio Castro ao setor artístico. “Nesse encontro, falamos do legado do investimento, especialmente para o setor do audiovisual e o uso da nossa Lei de Incentivo à Cultura. Também temos recorde de investimento através dos nossos editais e da construção de cinemas no interior. Entendemos que o audiovisual é mais forte quando trabalhado em diálogo e participação conjunta”, falou.

Investimento em audiovisual coloca Volta Redonda em destaque

Mais de 30 curtas-metragens foram produzidos no município, financiados pela Lei Paulo Gustavo; no início de julho passado aconteceu o Festival de Cinema Paulo Gustavo, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura (SMC), em parceria com o Gacemss (Grêmio Artístico e Cultural Edmundo de Macedo Soares e Silva). Além disso, Volta Redonda conta com salas de Cinema Independente e promove ações voltadas para formação de público e capacitação profissional por meio de oficinas.

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.