Comércio, escolas e unidades de saúde de BM fecharam as portas
Por Ana Luiza Rossi e Thomás de Paula
Moradores de Barra Mansa, especialmente os dos bairros Boa Vista, 9 de Abril e São Sebastião, estão apavorados com os recentes acontecimentos no bairro. Após um tiroteio que aconteceu neste sábado (20) em um bar local e duas mortes por tiro no domingo (21), circulou pelas redes sociais nesta segunda-feira (22) uma suposta mensagem ligada a uma facção criminosa pedindo para que o comércio em geral, mercado, bares e estabelecimentos ficassem fechados.
A justificativa para o toque de recolher, segundo a mensagem que circulou nas redes, é por luto as duas mortes que aconteceram enquanto faziam “cumprimento do dever”. Com medo de algum confronto, os moradores acataram a decisão.
Em grupos de redes sociais, circulou até mesmo um áudio de uma funcionária de um colégio municipal que afirmou que iria liberar as crianças por questões se segurança. “Falaram que se alguém continuar funcionando, corre risco. Se puderem vir a escola buscarem os filhos, por favor. Mamães da tarde, a ordem é fechar tudo. Não mandem os alunos”, disse.
Reforço da segurança
Em contato, a assessoria de imprensa enviou a seguinte para a Redação:
– A Prefeitura de Barra Mansa, através da Secretaria de Ordem Pública, orienta os comerciantes a não fecharem os seus comércios. A pasta ainda ressalta que foi aumentado o efetivo do policiamento e da Guarda Municipal na localidade em questão – concluiu.
Ainda, nas redes sociais, o comandante do 28º Batalhão da Polícia Militar, Coronel Moisés Sardemberg, afirmou em vídeo que Barra Mansa está vivendo uma instabilidade provocada por guerras de facções.
– Não é novidade para nenhum de nós. A gente tem atividade do tráfico de drogas recorrente e muito fortalecida nessas regiões. Eu já determinei o reforço do policiamento na região e a mudança no regime de descanso dos policiais. O comando da corporação já se sensibilizou e está mandando para gente reforços e apoio da capital.
Sobre os casos
Neste sábado (20), no bairro Boa Vista III, aconteceu uma troca de tiros após dois homens, em uma moto, atirarem contra um carro parado no bairro. Na ocasião, um jovem de 20 anos que estava no estabelecimento foi baleado no pé esquerdo ao tentar fugir do local com amigos.
Ele foi socorrido por moradores e levado para a Santa Casa da Misericórdia, onde passou por uma cirurgia. O estado de saúde é estável e não corre risco de vida.
Durante a ida à delegacia para registrar a ocorrência, de acordo com a Polícia Militar, foi constatado que o jovem baleado tinha um mandado de prisão em aberto pelo crime de homicídio. Os policiais foram até o hospital para cumprir a ordem judicial e o jovem segue detido na unidade de saúde.
Já no domingo (21), dois homens, de 27 e 30 anos, foram mortos a tiros no bairro 9 de Abril. A Polícia Militar foi acionada após denúncias dos disparos, mas os policiais os encontraram já sem vida.
A equipe de perícia foi ao local e encontrou cápsulas de fuzil calibre 5.56 milímetros e de pistola 40 milímetros. Apreenderam ainda um rádio transmissor, celular, carregadores de armas e chave de carro também foram encontradas.
Ainda segundo a PM, moradores confirmaram que os homens eram moradores do conjunto habitacional do bairro Paraíso de Cima. A identificação foi confirmada após documentação e confirmação da família no local.
O caso foi registrado como homicídio doloso na delegacia de Barra Mansa e ainda segue em investigação. Não se sabe se os crimes possuem alguma relação.