A secretária municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos de Volta Redonda, Glória Amorim, e a equipe de assessoras técnicas de Promoção de Políticas para Direitos Humanos da SMDH (Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Direitos Humanos), Cidinha Araújo e Kelly Gomes, receberam neste mês o diretor da Cadeia Pública Franz de Castro Holzwarth, João Carlos Olímpio. O encontro teve como objetivo reforçar a parceria no projeto da secretaria voltado para mulheres com parentes no sistema prisional. Entre as demandas apresentadas, estava o pedido para um atendimento mais humanizado, apresentado ao Departamento de Políticas de Direitos Humanos.
As reivindicações chegaram até à SMDH através do projeto que faz uma escuta qualificada nas portas da cadeia pública e do Degase (Departamento Geral de Ações Socioeducativas), para ouvir as mulheres com adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e parentes que estão no presídio local.
O objetivo é que o atendimento seja humanizado e o espaço público ofereça mais comodidade para as mulheres que vão visitar os seus parentes, como banheiro organizado, fachada maior com sombra e cobertura para os dias de sol e chuva. O espaço é pequeno e não comporta as pessoas que vão ao Degase ou ao presídio de Volta Redonda durante os dias de visita.
Outros pedidos feitos foram sobre uma comunicação pública com a fixação de banners e folhetos, informando o que pode levar e o que é proibido; a contratação de assistente social e psicólogo para fazer este atendimento mais especializado. E a disponibilidade de um telefone funcional, um dos pedidos que, segundo o diretor, já foi solucionado.
O diretor disse que tem interesse de reforçar a parceria com a SMDH e se dispôs a participar de um encontro aberto com todas as mulheres que tem parentes no sistema prisional para ouvir o que elas têm a dizer e buscar ampliar as melhorias no atendimento público. Ele, que já trabalhou em Volta Redonda anteriormente e agora retornou ao cargo de responsável pelo presídio do município, sob administração estadual, se colocou à disposição para novas reuniões e contatos diretos para que as demandas encaminhadas sejam solucionadas da maneira mais rápida e eficiente.