Volta Redonda realiza ‘Pedalada da Memória’ em celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Alzheimer

Título do Post Incrível
Atividade vai reunir dezenas de ciclistas para divulgar os benefícios da prática para quem sofre de demência e Alzheimer - Divulgação/PMVR

A prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), realiza no próximo domingo (21) o evento “Pedalada da Memória: Celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Alzheimer” (que é celebrado em todo 21 de setembro), em parceria com o projeto Alzheimerebook. A iniciativa visa divulgar os benefícios do ciclismo para a saúde mental e a memória em doenças como a demência e o Alzheimer, e tem base em uma pesquisa científica que indica que esse tipo de atividade libera no cérebro uma substância chamada erizima, que pode ajudar na prevenção ou no desenvolvimento da doença de Alzheimer.

Segundo a Smas, a pedalada terá início às 8h30, no bairro Aterrado, com concentração na Rua 12 de Outubro, em frente ao Centro-Dia do Idoso. O trajeto seguirá pelas ruas 539-A, 562, 539, 558, 545, com acesso ao Estádio da Cidadania, e encerramento na Rua 548, em frente ao Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares (Centro-Dia Synval Santos), no Jardim Paraíba.

Após o encerramento da pedalada, um grupo de idosos servirá lanches aos ciclistas, inspirados em um projeto japonês chamado “Pedido Errado”, em que um restaurante tem apenas pessoas que apresentam a doença de Alzheimer trabalhando como garçons – o que pode, em teoria, resultar na entrega de pedidos diferentes dos que foram feitos. A iniciativa tem por finalidade aproximar a sociedade da realidade da doença, promovendo empatia e desmistificação.  

A importância da atividade física

A coordenadora do Centro de Alzheimer, a psicóloga Daniele Freire, pontua que ações como essa buscam levar à sociedade a conscientização sobre todos os aspectos que envolvem a Doença de Alzheimer, suas formas de cuidado e a importância da participação familiar e das políticas públicas.

“A ‘Pedalada da Memória’, em sua primeira edição em Volta Redonda, alia o movimento e a atividade física como fundamentais na redução de fatores de risco para o estabelecimento da doença. A experiência do lanche compartilhado busca trazer a interação e a afetividade entre nossos idosos e todos aqueles que estiverem conosco, numa relação de trocas e empatia”, disse.

A diretora do Departamento de Proteção Especial (DPE) da Smas, Mariana Pimenta, reforça a observação dos efeitos positivos da atividade física. “É fundamental incentivarmos as práticas esportivas, o bem-estar desses idosos, considerando que a gente também vem percebendo o aumento da doença em faixas etárias mais baixas. Às vezes, a pessoa nem chega a ser idosa e já tem o diagnóstico de Alzheimer, antes mesmo de completar 60 anos”, alertou.

A secretária municipal de Assistência Social, Rosane Marques, acrescenta que o município já é referência nos cuidados com a pessoa com Alzheimer. “O Centro-Dia Synval Santos está em atividade há 11 anos, e é o primeiro centro público de atendimento a pessoas com Alzheimer da América Latina. Nós oferecemos atendimento qualificado e continuado, através de estimulação aos idosos, fornecendo suporte, orientação e atendimento aos familiares, a fim de reduzir a sobrecarga natural que a doença tem, como se fosse um ‘efeito colateral’. Com este evento no domingo, em parceria com o Alzheimerebook, mantemos nossos esforços em conscientizar a população, além de mostrar, por meio do lanche servido pelos idosos, que nosso trabalho tem impactado de forma positiva esse grupo”, disse.

Sobre o Alzheimerebook

Criado em 2013, o projeto Alzheimerebook tem como foco conscientizar a sociedade sobre o Alzheimer e outras demências. A iniciativa busca combater o estigma e promover a inclusão social, oferecendo suporte a pacientes e seus familiares.

O movimento realiza ações educativas, eventos, publicações e campanhas de sensibilização voltadas a melhorar a qualidade de vida dos afetados. Seus objetivos incluem estimular o cuidado familiar, disseminar informações sobre prevenção e retardar o avanço da doença. 

Além da divulgação de conteúdos, o projeto promove encontros e disponibiliza materiais adaptados às necessidades dos diferentes públicos. As atividades envolvem exercícios físicos e estímulos cognitivos, com o propósito de fortalecer a memória e oferecer suporte às famílias.

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.