Secretaria de Proteção e Defesa Animal de Volta Redonda apreende animais vítimas de maus-tratos em canil irregular no Belmonte 

Título do Post Incrível

Uma equipe de fiscalização da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (SMPDA) de Volta Redonda apreendeu, nessa segunda-feira, dia 15, 28 cães vítimas de maus-tratos e dois pássaros sem registro durante ação em um canil irregular no bairro Belmonte. A operação, que contou com apoio da Guarda Municipal (GMVR), foi desencadeada após denúncia anônima sobre venda ilegal de animais.

No local, foram encontrados no total 36 animais, sendo 32 cachorros e quatro aves. De acordo com a SMPDA, parte dos cães estava destinada à comercialização, enquanto outros eram animais domésticos. E, apesar de alguns apresentarem vacinação em dia, a fiscalização constatou situações de maus-tratos, com espaços inadequados e falta de higiene.

Diante das irregularidades, os animais foram apreendidos e encaminhados para avaliação medico-veterinária e à guarda de fiel depositário cadastrado conforme a legislação. O caso foi registrado na delegacia de polícia (93ª DP), onde seguirá para averiguação dos fatos.

A Secretaria de Proteção e Defesa Animal reforça que a manutenção de canis para comercialização na cidade, assim como os maus-tratos – como confinamento em espaços inadequados ou a falta de condições básicas de higiene – são crimes previstos em lei. A população pode ajudar denunciando situações suspeitas por meio do número 156.

O secretário de Proteção e Defesa Animal de Volta Redonda, Paulinho AP destacou a importância da colaboração da sociedade e do cuidado responsável com os animais. “Todas as situações são avaliadas caso a caso, mas é importante deixar claro que a criação de animais para comercialização não é permitida no município. Além disso, a população precisa entender que animais necessitam de espaço adequado para o seu bem-estar e crescimento saudável.”

O comandante da Guarda Municipal de Volta Redonda, Silvano de Paula, lembrou que a corporação, através da Patrulha de Proteção Animal e Ambiental, vem atuando de forma integrada com a Secretaria de Proteção e Defesa Animal para garantir o cumprimento da lei e a proteção dos animais. Esse foi o segundo caso de canil irregular fechado após denúncia somente neste mês.

“Mais uma ação que demonstra o compromisso da Guarda Municipal de Volta Redonda não apenas com a segurança pública, mas também com o bem-estar animal, coibindo práticas criminosas como o funcionamento de canis clandestinos em nossa cidade”, disse Silvano de Paula.

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.