A Alerj aprovou, nesta quinta-feira (11), o projeto de lei do deputado estadual Jari Oliveira (PSB) que declara a Fanfarra de Ex-alunos da Escola Técnica Pandiá Calógeras (ETPC), de Volta Redonda, como Patrimônio Histórico Cultural Imaterial do Estado do Rio de Janeiro. Com nove títulos nacionais conquistados entre as décadas de 1970 e 1990, a fanfarra se tornou “hors-concours” em campeonatos nacionais e, desde a retomada em 2021, voltou a ser símbolo de tradição e memória musical da região. “A vitoriosa Fanfarra de Ex-alunos da ETPC é motivo de orgulho para todo o estado, especialmente para Volta Redonda”.
Tradição permanece viva
O deputado Jari de Oliveira lembrou que, em sua trajetória, a Fanfarra da ETPC contou com apoio da CSN, do Senai e da própria população, que se mobilizava com rifas e doações para manter viva a tradição. “A reconstrução da Fanfarra, formada por músicos veteranos, é exemplo de persistência e paixão pela música. Quando muitos acreditavam ser impossível, eles se uniram para reviver momentos gloriosos da história cultural da cidade e do Estado”, completou o deputado estadual.
Volta na Cantata de Natal
A volta da fanfarra aconteceu em 2021, durante a Cantata de Natal da ETPC, em parceria com a Prefeitura de Volta Redonda. Desde então, o grupo marca presença em eventos oficiais e culturais do Sul Fluminense. O mais recente foi o Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, em Volta Redonda. Detalhe: A ETPC é uma escola da Fundação CSN que atua na formação profissional desde 1944. A escola oferece Ensino Médio com técnico, cursos técnicos subsequentes, capacitações técnicas rápidas, cursos livres e capacitação para empresas.