Em resposta a reportagem sobre o arquivamento do Projeto de Lei n° 3005/2025, publicado na edição desta terça (09), a assessoria da deputada federal Chris Tonietto respondeu que não se trata da desistência do tema. “A retirada se deu para que pudéssemos coletar mais subsídios, de ordem técnica, inclusive. Foi feito um contraponto por parte do ICMBio, de modo que entendemos por bem reunir mais informações”, afirmou a nota. O PL propõe recategorizar uma área do Parque Nacional de Itatiaia (PNI) devido a um impasse entre moradores e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).
Audiência pública sobre o tema
Com as novas informações técnicas a serem consideradas, a nova coleta pode colaborar para “robustecer os argumentos, com a pretensão, ainda, de realizar uma audiência pública sobre o assunto”, afirma a nota. Ao Correio Sul Fluminense, o vereador de Itatiaia, Patrick Motta, afirmou que está sendo o articulador e responsável para organizar uma audiência pública sobre o tema. O requerimento, aliás, foi apresentado nesta última sessão legislativa e aprovado por unanimidade. A expectativa da audiência é para outubro.
Presença de órgãos e autoridades
“Estamos falando de um tema muito sério, que envolve tanto preservação ambiental quanto o direito das famílias que vivem no bairro Colonial há décadas. Essas pessoas ajudaram a construir aquela comunidade e não podem ser ignoradas. A audiência é o espaço democrático para ouvirmos moradores, autoridades e especialistas”, disse Patrick. A ideia é que outras órgãos e repartições públicas municipais, estaduais e federais: “O tema que exige a presença e a responsabilidade de todas as esferas de governo”, concluiu o vereador.