O governador Cláudio Castro esteve nos municípios de Rio Claro e Resende nesta quinta-feira, 04. Inaugurou obras, conheceu projetos e reforçou a área de segurança pública. As solenidades reuniram secretários estaduais, como o de Turismo, Gustavo Tutuca, vereadores e secretários municipais, prefeitos da região, como Antonio Francisco Neto, de Volta Redonda; Luiz Furlani, de Barra Mansa; Alexandre Serfiotis, de Porto Real; o ex-prefeito de Resende, Diogo Balieiro, atual subsecretário de Saúde de Itatiaia, o prefeito de Resende, Tande Vieira, além do deputado estadual Giovani Ratinho, entre outras autoridades.
Em Rio Claro, ao lado do prefeito Babton Biondi, Castro inaugurou a última de três pontes que restabeleceram a mobilidade no distrito de Lídice, visitou o projeto Limpa Rio Margens e entregou um condomínio habitacional com 32 casas, ambos no bairro Alambari. No distrito de Lídice, a entrega da ponte da Vargem do Inhame substituiu uma passagem improvisada usada desde que, em 2024, fortes chuvas destruíram a estrutura original.
Outras duas pontes também foram reconstruídas — Santana e Rio da Pedra —, completando um pacote de investimentos de cerca de R$ 30 milhões. Para os moradores, o retorno da mobilidade foi a realização de um desejo antigo. “Nosso sonho está sendo entregue nesse dia. Sou produtora rural e precisávamos muito de um local seguro para passar. A ponte que caiu sempre dava problema com as enchentes. Agora, espero que isso tenha acabado”, disse Gelvani Aparecida Pimenta.
Babton Biondi lembrou a luta para conquistar os investimentos. “Quem é do distrito de Lídice sabe o quanto batalhamos para chegar a esse dia. Somos um município pequeno, mas, com o apoio do Cláudio Castro, conseguimos realizar grandes obras. Hoje é um presente de aniversário que nunca esquecerei, e sei que o saudoso Zé Osmar O(ex-prefeito de Rio Claro, que morreu em 2023) também estaria muito feliz comemorando essa conquista com a gente”, disse.
Castro reforçou a importância de levar recursos ao interior e também falou do ex-prefeito. “Zé sempre chegava para cobrar as obras de Rio Claro e era bonito ver a dedicação dele com a cidade. Agora vem o Babton, que tem a mesma vontade. Fazer é mais importante que o cargo. O interior participa muito da arrecadação do Estado e não é justo participar pouco dos investimentos. Democratizar esses recursos é o que tem permitido bater recordes de emprego e oportunidades no Rio”, afirmou.
A vice-prefeita e secretária de Saúde, Guta Monteiro, ressaltou o simbolismo da entrega. “Esse não é apenas um conjunto habitacional, mas um condomínio. E isso traduz dignidade. É o que a população merece: o direito de viver com qualidade”, apontou.
O secretário de Habitação de Interesse Social, Bruno Dauaire, disse que a entrega de uma casa significa dignidade às pessoas. “É um legado que marca para sempre a vida das famílias”, destaca.
Reforço na
segurança pública
Em Resende, o governador entregou 12 novas viaturas semiblindadas para o 37º Batalhão de PM de Resende, que abrnage Itatiaia, Porto Real e Quatis, além de seus distritos. Ao todo, o batalhão é responsável por uma área de 1,6 mil km2, onde vivem quase 200 mil habitantes.
O prefeito Tande Vieira destacou a importância da parceria com o Governo do Estado: “Quero agradecer ao governador Cláudio Castro, que tem olhado com tanto carinho não só para Resende, mas para toda a nossa região das Agulhas Negras e para o interior do Rio de Janeiro. Essa parceria é fundamental para que possamos avançar ainda mais no enfrentamento à criminalidade”, afirmou o prefeito.
Recentemente, a prefeitura divulgou os resultados obtidos no primeiro semestre de 2025, com menores índices de criminalidade, incluindo menor letalidade violenta desde 2016; e menores índices de roubo de carga, veículos e de rua desde 2003.
-Com o apoio do Estado e o trabalho integrado das forças de segurança, estamos conseguindo entregar resultados concretos para a nossa população. Seguiremos juntos, trabalhando para garantir uma cidade cada vez mais segura e melhor para todos -concluiu Tande Vieira.