O Veleiro Cisne Branco, pertencente à Marinha do Brasil, chegou no cais do Porto de Angra dos Reis na manhã deste sábado (27). A viagem faz parte da 52ª edição da Semana Internacional de Vela, que começou no estado de São Paulo no último dia 19. Neste domingo (27), o navio estará aberto para visitação e instrução com alunos do Colégio Naval a partir das 10h.
ㅤ
História do Cisne Branco
ㅤ
O “Cisne Branco” iniciou sua trajetória recriando a rota do descobrimento do Brasil pelos portugueses. Incorporado à Armada em 9 de março de 2000, durante as comemorações dos 500 anos do Descobrimento, realizou sua viagem inaugural partindo de Lisboa em direção a Porto Seguro, repetindo os passos do navegador Pedro Alvares Cabral. Este é o terceiro navio a ostentar esse nome na Marinha do Brasil (MB) e, desde então, percorreu mais de 30 nações, representando o País em regatas, festivais e eventos que celebram a cultura náutica.
ㅤ
Com 25 anos de história, o “Cisne Branco” é uma peça-chave na diplomacia naval e um importante patrimônio cultural da Marinha. Construído pelo estaleiro Damen Oranjewerf, na Holanda, foi batizado e lançado ao mar em 4 de agosto de 1999, sendo entregue à MB em 4 de fevereiro de 2000. Mais do que um veleiro, o “Cisne Branco” é um símbolo da conexão do Brasil com o mundo, carregando em seus conveses histórias e episódios marcantes.
ㅤ
Fonte: Agência Marinha de Notícias