O ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, participou na quinta-feira, dia 17, da entrega de uma nova embarcação para o município de Angra dos Reis. A deputada federal Laura Carneiro, autora da emenda parlamentar que possibilitou a compra do barco, participou da cerimônia, no cais de Santa Luzia, além do prefeito Cláudio Ferreti, e dos vereadores Titi Brasil e Dudu do Turismo, entre outras autoridades. Detalhe: a embarcação tem capacidade para transportar 12 pessoas. “Agora, a nossa pasta tem a própria embarcação”, destacou o secretário de Agricultura, Aquicultura e Pesca, Jorge Eduardo Mascote.
O Terminal Pesqueiro e a obra de revitalização do Cais dos Pescadores também entraram na pauta do encontro com o representante do governo federal. “A vinda a Angra nos deu a oportunidade de discutir assuntos importantes para o dia a dia do pescador artesanal. Tive a oportunidade de conversar com as lideranças dos pescadores, com o prefeito, com a equipe do Prefeitura. Estabelecemos algumas reuniões, nesta semana, para enfrentarmos algumas questões que são importantes para Angra”, informou o ministro.
Aliás, representantes das prefeituras de Angra dos Reis e Paraty também aproveitaram a presença do ministro da Pesca e Agricultura, André de Paula, para entregar um manifesto conjunto em defesa da pesca artesanal contra a portaria MPA nº 656/2022, especialmente em seu artigo 18, que determina a obrigatoriedade do programa Nacional de Rastreamento de Embarcações Pesqueiras por satélite (Preps) em todas as embarcações, independente de porte e perfil operacional.