Hospital do Retiro, em Volta Redonda, realiza ações educativas e vacinação contra a Influenza

Título do Post Incrível
Unidade amplia orientações à população e reforça a importância da vigilância epidemiológica no enfrentamento de doenças sazonais - Divulgação/PMVR

Unidade amplia orientações à população e reforça a importância da vigilância epidemiológica no enfrentamento de doenças sazonais

Com o aumento dos casos de Influenza, o Hospital Municipal Dr. Munir Rafful (HMMR), no Retiro, em Volta Redonda, está intensificando as ações de prevenção e cuidado com a população. A unidade vem promovendo diariamente orientações educativas na sala de espera do pronto-socorro, além de disponibilizar a vacina contra a gripe no próprio local. A iniciativa integra o trabalho contínuo da vigilância epidemiológica hospitalar, que atua para garantir mais segurança aos pacientes e fortalecer a rede pública de saúde.

Embora seja uma atividade permanente, o momento atual reforça a importância da vigilância epidemiológica, que permite identificar precocemente surtos, acompanhar padrões de adoecimento e orientar decisões clínicas e administrativas com base em dados técnicos. Com isso, contribui para melhorar a assistência ao paciente, prevenir complicações e otimizar o uso dos leitos hospitalares.

Além desse trabalho interno, o hospital transformou a sala de espera em um espaço ativo de informação e conscientização. De segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, profissionais de enfermagem realizam ações educativas a cada duas horas, com orientações sobre os sintomas da gripe, importância da vacinação, uso de máscaras e funcionamento do sistema de classificação de risco. Também são reforçadas as orientações para que casos de menor gravidade, identificados com pulseiras azul ou verde, sejam encaminhados para a Atenção Primária, evitando sobrecarga do pronto-socorro.

A vacinação contra a Influenza está sendo oferecida na própria unidade hospitalar, facilitando o acesso para quem acompanha pacientes ou busca atendimento. A medida busca ampliar a cobertura vacinal em um período crítico de circulação do vírus, protegendo especialmente os grupos mais vulneráveis.

A coordenadora e gerente de enfermagem, Arielly Villarinho, destaca que, ao integrar vigilância epidemiológica, vacinação e educação em saúde, o HMMR reforça seu compromisso com a promoção da saúde, a segurança do paciente e o fortalecimento da rede pública de atendimento.

“Essas ações demonstram que o cuidado com a saúde vai além do atendimento médico. Quando levamos informação e acesso direto à vacinação, estamos empoderando o paciente e a comunidade para que façam escolhas mais seguras. A prevenção é a nossa principal aliada no enfrentamento das doenças sazonais, e transformar a sala de espera em um espaço educativo é uma forma eficaz de ampliar esse alcance,” afirmou Arielly.

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.