O Colégio Nossa Senhora do Amparo, em Barra Mansa, sediou no último sábado, dia 28, a primeira edição da Roboventure no estado do Rio de Janeiro. A competição reuniu 18 equipes de robótica de escolas de Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí e Angra dos Reis. Promovido pela Olimpíada Brasileira do Saber (OBS), em parceria com o Colégio Amparo, o torneio movimentou a instituição com alunos dos Ensinos Fundamental (nível 01) e Médio (nível 02) competindo em três modalidades tecnológicas.
As equipes dos dois níveis disputaram provas nas categorias ‘Robô de Sumô’ (luta entre robôs); ‘Robô Segue Linha com Obstáculos’ (os robôs precisam desviar de obstáculos para realizar o percurso necessário); e ‘Robô Segue Linha sem Obstáculos’ (onde vence o robô mais rápido e preciso na trajetória).
As três equipes mais bem colocadas de cada modalidade, em cada nível de ensino, receberam troféus, medalhas e, mais importante, obtiveram classificação para a etapa nacional do torneio, que será realizada em setembro na cidade de Serra Negra/SP. Além disso, as equipes vencedoras da competição passaram a ser habilitadas a participar da RoboParty 2026, uma das maiores competições de robótica do mundo, que acontecerá em Portugal. Três equipes do Colégio Nossa Senhora do Amparo garantiram a vaga internacional, consagrando o alto desempenho dos alunos anfitriões.
O colégio, foi, inclusive, um dos destaques da competição estadual. A escola competiu no nível 01 e subiu ao pódio nas três modalidades com a equipe Star Makers conquistando o primeiro lugar na categoria Segue Linha; primeiro lugar na Segue Linha com Obstáculos; e o terceiro e quarto lugares na categoria Robô de Sumô.
“Os resultados Star Makers foram extremamente gratificantes. Eles comprovam a força do trabalho em equipe e o empenho dos nossos alunos, principalmente por se tratar de uma equipe que tem pouco mais de um ano de existência. Já estamos colhendo frutos muito significativos. A competição foi de altíssimo nível, com equipes da região mostrando todo o seu potencial, e isso torna o resultado ainda mais especial. Agradeço a todo o time do Colégio Nossa Senhora do Amparo, que sempre apoia com entusiasmo nossos projetos de robótica”, destacou o professor Frederico Pitassi, responsável pela orientação da equipe.
Um dos alunos da escola que participaram da competição foi Arthur Souza, de 14 anos. Em seu primeiro torneio, ele contou que a experiência foi inesquecível. “Foi muito especial participar da Roboventure. Entrar para a equipe de robótica do colégio melhorou muito meu raciocínio lógico, minha interação com os colegas e me despertou ainda mais interesse pela área de tecnologia. Quero continuar me dedicando e aprendendo cada vez mais”, disse o estudante.
Paralelamente às competições, foi realizada uma mostra de projetos de robótica, com trabalhos escolares desenvolvidos por alunos das quatro cidades participantes. Os projetos chamaram atenção pela qualidade técnica, inovação e comprometimento dos estudantes, reforçando o valor da robótica educacional como ferramenta de aprendizado multidisciplinar.
A diretora do Colégio Nossa Senhora do Amparo, Irmã Cleidimária Pinheiro, destacou os benefícios do ensino de robótica na formação dos alunos. “Eventos como esse proporcionam muito mais do que aprendizado técnico. Eles desenvolvem o trabalho em equipe, fortalecem o raciocínio lógico, estimulam a autonomia dos alunos e preparam nossos jovens para os desafios do futuro com criatividade e responsabilidade”, finalizou a diretora.