‘Festas Juninas’ movimentam o comércio em Volta Redonda

Título do Post Incrível
Divulgação/Agência Pará

Por Redação

O período de Festas Juninas, que se inicia em junho e se estende durante os meses de julho – por meio das “Festas Julinas” – e agosto, agitam o calendário cultural local assim como as vendas do comércio. Em Volta Redonda, o crescimento projetado pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-VR) foi de 3% no faturamento de lojas especializadas em roupas e comidas típicas, além de acessórios e artigos de decoração ligados à temática caipira.

O período é considerado estratégico para o setor varejista, já que o número de eventos cresce significativamente, desde festas em escolas, empresas e igrejas até celebrações em família e entre amigos. Com isso, cresce também a demanda por trajes como vestidos de chita, camisas xadrez, chapéus, botas e uma ampla variedade de quitutes, como paçoca, canjica, bolo de milho e outros itens tradicionais.

De acordo com Giovane Ferreira, presidente da CDL de Volta Redonda, os comerciantes devem aproveitar o momento para se planejar, investir em promoções atrativas e reforçar a divulgação. “Além de produtos típicos, o uso de ferramentas digitais e estratégias de marketing nas redes sociais se torna fundamental para atrair o público e divulgar os diferenciais de cada loja. A criatividade e o engajamento com os clientes fazem toda a diferença nesse período”, destacou. A entidade também orienta os lojistas a estarem atentos às mudanças de comportamento do consumidor, que busca praticidade, variedade e presença online das marcas.

Fortalecimento
da tradição

Para o Sindicato do Comércio Varejista de Bens, Serviços e Turismo de Volta Redonda (Sicomércio-VR), o engajamento dos moradores com as Festas Juninas, estão crescendo anualmente. O crescimento das vendas do comércio se apresentam não somente em segmentos especializados, mas também em outras empresas que investem na tradição – principalmente, no setor de gastronomia, que aproveita esse período do ano para incluir nos cardápios, comidas típicas e de inverno.

– Temos vistos que, a cada ano que passa, o setor que vende acessórios, enfeites, produtos para comidas típicas e roupa, estão tendo um crescimento nas vendas em torno de 3%, porque outros setores investem também no tema, decorando as lojas, criando cardápios alusivos a esta época. Os bares e restaurantes criam eventos temáticos, além das festas tracionais que já acontecem nos shoppings e nas comunidades. É um bom momento para diversos setores do comércio”, afirmou Levi Freitas, presidente do Sicomércio-VR.

Ele disse ainda que escolas, famílias e amigos também realizam eventos com temas de festas juninas, aumentando ainda mais a procura por artigos temáticos, movimentando os setores da economia local, principalmente, por Volta Redonda ser uma referência em mix de produtos.

Deixe um comentário

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.