5 mil alunos da rede municipal de Volta Redonda se preparam para prova do Saeb

Título do Post Incrível
Secretaria Municipal de Educação (SME) está monitorando o desempenho e preparando os estudantes para avaliações externas - Divulgação/PMVR

Cerca de 5 mil alunos do 5º ao 9º ano do ensino fundamental, de 60 escolas da rede municipal de ensino de Volta Redonda, participam, entre os dias 28 de outubro e 11 de novembro, da aplicação do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). A prova, um importante instrumento de avaliação nacional da educação básica, que contribui para o fortalecimento de políticas públicas, contará com questões de Língua Portuguesa e Matemática, além de provas amostrais de Ciências. O dia da aplicação será definido e divulgado por cada unidade escolar.

Para monitorar e verificar o desempenho dos alunos, além de prepará-los para avaliações externas, como o próprio Saeb, a Secretaria Municipal de Educação (SME) implantou, em 2024, o Saevre (Sistema de Avaliação Educacional de Volta Redonda).

Além disso, na Seção de Anos Iniciais, foi introduzido o Monitora AI, aplicado a cada 15 dias aos alunos do 5º ano, com o objetivo de monitorar o desempenho e familiarizar os estudantes com provas desse tipo. Também foram realizadas análises de dados com diretores e supervisores educacionais para definir estratégias pedagógicas para o aprimoramento das aprendizagens.

Já a Seção de Anos Finais orientou supervisores e orientadores educacionais quanto à preparação das escolas e do emocional dos alunos para o dia da aplicação das provas. Com os professores, as discussões se concentraram nas mudanças da avaliação, sendo que toda a formação foi direcionada às habilidades mais frágeis e às metodologias capazes de atender às novas exigências do Saeb.

Ainda como parte das ações de preparação, o Núcleo para as Relações Étnico-Raciais realizou, com os alunos do 5º e do 9º ano, a aplicação do questionário socioeconômico, instrumento também utilizado no Saeb, que contribui para compreender o contexto social dos estudantes e ampliar a análise dos resultados.

“Tenho reafirmado que o Saeb constitui um dos instrumentos essenciais para o diagnóstico do desempenho dos estudantes e para a definição de políticas públicas educacionais. A avaliação é vista como uma ferramenta estratégica, que fornece indicadores concretos sobre a qualidade da educação oferecida e auxilia na tomada de decisões pedagógicas e de gestão”, ressaltou Patrícia Rodrigues Vidal, diretora do Departamento Pedagógico da SME.

O secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai, declarou que a avaliação é uma ferramenta fundamental para entender o nível de aprendizagem dos alunos. “É por meio de provas como o Saeb que temos uma visão clara sobre o que está funcionando em nossas escolas e onde precisamos avançar. Por isso, reforçamos a importância da preparação dos nossos estudantes, não apenas com foco na prova em si, mas com um ensino de qualidade no dia a dia, que desperte o interesse pelo conhecimento e desenvolva competências essenciais”, disse.

Na edição anterior do Saeb, realizada em 2023, o desempenho médio da rede municipal foi de 6,1 nos Anos Iniciais e 5,4 nos Anos Finais. Para 2025, segundo a SME, a expectativa é ampliar a participação das escolas e elevar os índices obtidos anteriormente.