As obras de revitalização do Estádio da Cidadania (Raulino de Oliveira), no bairro Jardim Paraíba, em Volta Redonda, prossegue em diversas frentes. Segundo a Secretaria Municipal de Obras (SMO), responsável pela fiscalização dos serviços, o projeto passou por ajustes a fim de contemplar outras necessidades observadas no início da execução da obra, de modo que o equipamento esportivo, inaugurado em 2004 após ser reconstruído, possa oferecer maior comodidade para os torcedores que acompanham as partidas do Voltaço, assim como os atendidos pelos diversos serviços educacionais e de saúde que funcionam no local.
Ainda de acordo com a SMO, a revitalização do Estádio da Cidadania é um investimento de cerca de R$ 2,75 milhões, com recursos municipais. Até o momento, foi realizada a pintura de quase toda a arquibancada da parte coberta onde ficam os camarotes e cabines de rádio e televisão, e de parte dos assentos azuis, além da impermeabilização do setor para evitar infiltrações nas áreas internas. Também foram trocadas as juntas de dilatação.
Foi feito, ainda, um contrapiso para evitar o acúmulo de água, dificultando ainda mais possíveis infiltrações. A parte que já recebeu a nova pintura – que tem sido feita com uma tinta emborrachada, mais durável e que ajuda na impermeabilidade – encontra-se no estágio da recolocação dos assentos, repintados com tinta epóxi para oferecer uma maior durabilidade. O serviço será feito em quase todas as 20 mil peças.
No momento, a empresa responsável pela obra retirou parte dos assentos da arquibancada coberta do lado oposto, a fim de realizar a nova pintura e posterior recolocação dos assentos recuperados. Mais para frente, as arquibancadas descobertas também serão revitalizadas, incluindo pintura, recuperação dos assentos e impermeabilização.
Outras melhoras estão incluídas na obra. Elas incluem a pintura de toda a cobertura e torres de iluminação (que receberam novos refletores no início do ano); pintura dos guarda-corpos e da grade que cerca o gramado, assim como dos portões do estádio.
“É um trabalho que exige cuidados especiais, pois o estádio recebe os jogos do Volta Redonda pela Série B do Brasileiro”, explica o secretário municipal de Obras, Jerônimo Teles. “Quando temos os jogos, precisamos retirar todo o material de serviço, e as áreas em reforma ficam fechadas para a torcida; e, além disso, a pintura precisa ser interrompida em dias de chuva ou que a umidade esteja alta, pois o trabalho seria perdido. Porém, avançamos para entregar o estádio em perfeitas condições para os torcedores e usuários dos serviços oferecidos pela prefeitura.”