A programação especial da Biblioteca Sobre Rodas pelo Dia das Crianças, comemorado em 12 de outubro, começou nessa quinta-feira, dia 2, na Escola Municipal Professor Lund Fernandes Villela, no bairro Santa Cruz. Os alunos tiveram acesso ao acervo da biblioteca itinerante, fizeram troca de livros e participaram de contação de histórias e brincadeiras durante a manhã.
O “Senhor das Letras”, personagem de Washington Kellington, recebeu os alunos do 1º ao 4º ano do ensino fundamental e contou a história de “João e Maria”. Em seguida, desafiou as crianças, que tinham entre 6 e 10 anos de idade, a contar uma história com final feliz.
Pedro, de 8 anos, está no 3º ano e fez questão de participar. “Gostei muito da biblioteca na van. Eu gosto de participar das atividades, e é melhor ainda quando é fora da sala de aula”, disse. Emanuele, também de 8 anos, está no 2º ano do fundamental e encerrou a história coletiva. “Fiquei com vergonha, mas achei legal participar”, disse, já escolhendo um livro do acervo da biblioteca para ler.
A diretora da escola, Sandra Helena Louzada Genestra, aplaudiu a iniciativa, em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura (SMC). “É muito válida qualquer ação de incentivo à leitura. Inclusive, aqui na escola, temos o projeto ‘Lund Lendo’, quando fazemos uma pausa nas atividades para ler alguma coisa. Participam os alunos e os funcionários”, contou Sandra.
Próximas paradas
A van adaptada para abrigar o projeto da Secretaria Municipal de Cultura ainda vai passar pela Escola Municipal Pernambuco, no Retiro, na próxima segunda-feira, dia 6; e estará no Cras (Centro de Referência de Assistência Social) do bairro Vila Rica/Tiradentes, na Rua 19, nº 111, nos dias 9, 17 e 23 deste mês.
O secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, afirmou que a “Biblioteca Sobre Rodas” é mais um projeto com o objetivo de democratizar o acesso da população à cultura. “E incentivar a leitura entre as crianças é muito importante, principalmente diante do cenário de predomínio das telas. É bom ver despertar o interesse pelo livro físico e a possibilidade de viajar através das páginas”, afirmou.
“A ‘Biblioteca Sobre Rodas’ funciona como um espaço itinerante de incentivo à leitura. O projeto visita os bairros mais periféricos, que não têm acesso a uma biblioteca, e já “estacionou” em escolas municipais, unidades de Cras, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), praças, eventos e no Departamento Geral de Ações Socioeducativas (Degase)”, contou o secretário, lembrando que desde o lançamento, em abril de 2024, o projeto já impactou cerca de dez mil pessoas.
A van do projeto fica estacionada embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Praça Rotary, na Vila Santa Cecília, às segundas e sextas-feiras, para que a população faça a doação de livros. O objetivo é aumentar o acervo da biblioteca itinerante.