UPA Santo Agostinho tem aumento de 20% nos atendimentos após reforma e ampliação 

Título do Post Incrível
Unidade registrou, ainda, avanços expressivos em exames de imagem e eletrocardiograma durante primeiro mês após a reabertura. Divulgação/PMVR

Um mês após a reinauguração da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Santo Agostinho, em Volta Redonda, os primeiros resultados já demonstram os efeitos positivos da reforma e ampliação da unidade. Os dados de setembro mostram um crescimento expressivo nos atendimentos realizados em comparação com o mês de agosto, quando a UPA ainda funcionava provisoriamente nas instalações da Faetec. 

Em agosto, foram registrados 5.010 atendimentos. Já em setembro, esse número saltou para 6.057, representando um aumento de 20,9%. Esse crescimento está diretamente ligado à ampliação da capacidade da unidade, que passou a atender mais de 200 pacientes por dia. 

Além do aumento no número de pacientes atendidos, os serviços oferecidos também passaram a ser realizados com mais frequência e agilidade. O número de radiografias, por exemplo, teve um salto de 125 exames em agosto para 969 em setembro, o que representa um crescimento de 675,2%. Esse avanço é resultado da modernização da sala de raios-x, incluída no pacote de melhorias estruturais da nova UPA. Os exames de eletrocardiograma também aumentaram, passando de 46 para 123 no mesmo período — um aumento de 167,39%. 

Os números de setembro comprovam que a reestruturação da UPA Santo Agostinho não foi apenas visual. A unidade ganhou em capacidade, estrutura e resolutividade, com impactos reais no dia a dia da população de Volta Redonda. Para o coordenador administrativo da UPA Santo Agostinho, Nelson Gonçalves, os dados refletem o impacto imediato das melhorias realizadas.  

“Esses números mostram que a população confia na unidade. Com mais estrutura, mais conforto e maior capacidade técnica, conseguimos acolher e atender melhor quem precisa de urgência e emergência. O investimento na saúde pública está dando resultados concretos, fortalecendo a rede municipal e oferecendo mais qualidade no atendimento de urgência e emergência”, afirmou. 

A nova UPA 

A nova estrutura da UPA Santo Agostinho foi entregue à população em agosto, com investimentos do Governo do Estado. A unidade foi completamente reformada e ampliada para oferecer um atendimento mais eficiente, confortável e resolutivo. As melhorias incluem climatização em todas as salas, nova recepção, iluminação, mobiliário moderno, equipamentos atualizados, laboratório próprio para agilidade nos exames e um setor de esterilização que elimina a necessidade de envio de materiais para outras unidades. 

O prefeito Antonio Francisco Neto destacou que os números confirmam a importância do investimento na unidade e agradeceu o apoio recebido.  

“Os resultados mostram que estamos no caminho certo. Conseguimos aumentar significativamente o número de atendimentos e exames realizados, oferecendo um serviço mais ágil, humano e eficiente para a população. Volta Redonda é grata ao apoio do Governo do Estado, na figura do governador Cláudio Castro, e ao deputado federal Doutor Luizinho, que acreditam em nossa cidade e têm sido parceiros importantes”, afirmou. 

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.