O mês de setembro terminou com avanços para a segurança pública de Volta Redonda. Dados do ISP-RJ (Instituto de Segurança Pública do Rio de Janeiro) mostram que houve reduções em diferentes indicadores criminais no comparativo mensal e também no acumulado entre 2024 e 2025.
Entre os destaques mensais estão o furto de celular, que caiu 67%, passando de 12 casos em setembro de 2024 para apenas quatro em setembro deste ano; o roubo a estabelecimento comercial, que também registrou queda de 67% (de três para um caso); e o roubo a transeuntes, com redução de 60% (de cinco para dois casos). Outros crimes, como furto de veículos e furto a transeuntes, também apresentaram queda de 50%. Já o roubo de rua caiu 38% e o roubo de veículos apresentou retração de 33%.
No acumulado de janeiro a setembro de 2025, em comparação com o mesmo período de 2024, os resultados também são positivos. O roubo de veículos teve redução de 60% (de 25 para 10 casos); o roubo de rua caiu 35% (de 63 para 41 casos); e o furto de veículos apresentou queda de 39% (de 75 para 46 casos). Outros indicadores também tiveram retração, como o furto a transeuntes, que caiu 24% (de 29 para 22 casos). O roubo de carga segue zerado em 2025.
A queda da criminalidade em Volta Redonda vem sendo registrada mensalmente. Esses resultados positivos são atribuídos aos investimentos em tecnologia feitos pelo Poder Público Municipal, às parcerias com o Governo do Estado, a integração entre as forças de segurança e a participação da sociedade. O prefeito Antonio Francisco Neto destacou que hoje Volta Redonda é uma das cidades mais seguras do estado do Rio de Janeiro e uma referência em segurança pública.
“Uma cidade com mais de 280 mil habitantes como é Volta Redonda, com esses índices, é um trabalho digno de aplausos a todos os agentes da segurança pública. Nós só temos a agradecer ao Coronel Henrique e toda a sua equipe da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop); à nossa Guarda Municipal (GMVR), na pessoa do comandante Silvano e do subcomandante Almico; ao delegado da Polícia Civil, Vinícius Coutinho, e aos coronéis da Polícia Militar, Martins e Sardemberg. Valorizar também a parceria com o Estado, através do governador Cláudio Castro, do secretário de Estado de Polícia Militar, Coronel Menezes. Não tenho dúvidas de que Volta Redonda é uma das cidades mais seguras do estado do Rio de Janeiro”, disse Neto.
O secretário municipal de Ordem Pública, Coronel Henrique, disse que os números refletem o uso da tecnologia no combate e na prevenção à criminalidade, a integração entre as forças de segurança e a proximidade e confiança da população.
“Estamos conseguindo transformar o esforço diário das equipes de segurança em resultados, atuando de forma estratégica e com o suporte da tecnologia. O monitoramento por câmeras, o reconhecimento facial e a leitura de placas ampliaram nossa capacidade de resposta e prevenção, além é claro da mudança de comportamento por parte das pessoas. A redução dos índices de criminalidade reforça a confiança da população nas forças de segurança e contribuem para o aumento da sensação de segurança. Feliz pelos resultados, mas continuaremos atentos e intensificando as ações para tornar Volta Redonda cada vez mais segura”, concluiu Coronel Henrique.