CNPE pede novos estudos para tentar aprovar Angra 3

Título do Post Incrível
Créditos: Lucas Eduardo/BNDES

*Por João Gabriel – Folhapress

A reunião do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), nesta quarta-feira, dia 01, resultou em mais um capítulo da novela sobre as obras de Angra 3, iniciadas ainda na década de 80 e paralisadas atualmente. O conselho determinou que a Eletronuclear – que opera o complexo nuclear em Angra dos Reis-RJ – e o BNDES (Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social) devem atualizar os estudos de viabilidade econômica para a conclusão da usina.


A medida é necessária desde acordo da Eletrobras com a União para deixar de fazer parte do empreendimento. O custo estimado é de R$ 21 bilhões. Segundo o ministro Alexandre Silveira, a expectativa é que estes estudos sejam terminados ainda em outubro, para que a aprovação para realização da obra seja dada pelo CNPE ainda neste ano.


“[Reiterei] a necessidade da urgência para que seja feito”, disse ele sobre a reunião.
Nos estudos, serão analisados quatro cenários, e seus respectivos impactos econômicos: o abandono do empreendimento; o prosseguimento apenas pela União; a parceria com a Eletrobras (que pelo acordo, ainda mantém algumas obrigações com a usina; e a possibilidade de um acordo com um novo ente privado. É com base nestes cenários o governo deve decidir o que fazer com o futuro de Angra.

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.