O prefeito de Angra dos Reis, Claudio Ferreti, usou suas redes sociais nesta terça-feira (30) para pedir desculpas sobre ter direcionado a fala “para com esse espírito de vira lata” a um morador do Provetá, na Ilha Grande. No entanto, o prefeito resolveu jogar na conta dos opositores que aproveitaram da fala fora de contexto: “Ontem no Provetá fiz uma fala infeliz que foi retirada de contexto, mas peço desculpas. Sou angrense raiz. A oposição fica utilizando esse deslize como palanque eleitoral, mas é do jogo”, afirmou.
A polêmica teve início após o prefeito fazer uma visita na Ilha Grande e ser cobrado pelos moradores sobre a nova taxa de visitação, aprovada pela Câmara Municipal da cidade em sessão legislativa na última quinta-feira (25). Os moradores argumentaram que a nova taxa diminuiria o interesse dos turistas em visitar e permanecer por mais tempo na ilha, o que prejudicaria o turismo do local.
Durante a visita, Ferreti destacou que a proposta ainda seria regulamentada, mas recebeu uma chuva de críticas. “Se hoje a Ilha Grande é reconhecida no Brasil e no mundo, é graças ao nosso povo. Nosso espírito não é de vira-lata. Nosso espírito é de resistência, de união e de amor pela Ilha”, afirmou uma nota de repúdio, publicada pelo morador Rodrigo Reis em seu perfil no Instagram (@rodrigoxreis).