O XVI Seminário Internacional de Energia Nuclear (Sien) será na sede da Eletronuclear, nos dias 1 e 2 de outubro, no Rio, em formato híbrido. Representantes de autoridades e players da indústria nuclear estarão reunidos no evento, que contará com palestras, painéis e mesas redondas. A previsão é de que haja a participação de mais de mil pessoas ao longo dos dois dias. A abertura contará com a presença de Ivan Dybov, presidente da Rosatom América Latina, e do diretor-presidente interino da Eletronuclear, Sinval Zaidan Gama.
O foco da discussão será a importância da energia nuclear dentro do contexto de crise climática, especialmente no ano em que o Brasil receberá a COP 30, cúpula climática, no Pará. Os painéis e mesas buscam demonstrar novamente a qualidade e variedade de aplicações que o nuclear apresenta, indo desde o agronegócio até as áreas de pesquisa e defesa.
O encontro discutirá as obras de Angra 3 e aspectos ligados à política nuclear brasileira. Quem também representará a Eletronuclear será o chefe da Coordenação de Segurança e Supervisão Independente, Marcelo Gomes, em mesa que estará o presidente da Associação Brasileira para Desenvolvimento de Atividades Nucleares, Celso Cunha, André Luis Osório, e Júlio Lopes, deputado federal.