A prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), encerra nesta terça-feira (30) as inscrições para Chamada Escolar 2026. As vagas disponíveis para educação infantil e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJA) podem ser acessadas pelo link vr.rj.gov.br/chamadaescolar. A inscrição é gratuita e deve ser feita exclusivamente pela Internet.
Para quem tem dificuldade no acesso à Internet, a Secretaria Municipal de Educação disponibiliza unidades da rede municipal de ensino como pontos de apoio para realizar o cadastro.
Os interessados podem procurar o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Professor Mário de Jesus Palheta Nunes, no bairro Vale Verde; a Escola Municipal (E.M.) Amaral Peixoto e a E.M. Pará, ambas no Retiro; a E.M. Dom Waldir Calheiros Novaes, no Roma; a E.M. Graciema Coura, no Três Poços; a E.M. Jesus Menino, no Belmonte; a E.M. Maria José C. Costa, atendendo Santo Agostinho e Volta Grande; a E.M. Paulo VI, no Açude; a E.M. José Juarez Antunes, no São Luiz; a E.M. Profª. Antonietta Motta Bastos, no Conforto; e o Colégio Profª. Delce Horta Delgado, no Aterrado.
“A Chamada Escolar é um passo fundamental para garantirmos o planejamento adequado do próximo ano letivo, assegurando que todas as crianças, jovens e adultos tenham acesso à educação de qualidade”, afirmou o secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai, lembrando a importância de preencher todos os dados corretamente para garantir a participação no processo.
Para as vagas nas creches, podem ser inscritas crianças nascidas entre 1/4/2022 e 30/11/2025. Para as vagas na pré-escola, deverão ser inscritas crianças nascidas entre 1/4/2020 e 31/3/2022.
Os documentos obrigatórios no ato da inscrição são a certidão de nascimento, comprovante de residência e identidade do responsável. O documento complementar que deverá ser cadastrado, caso os responsáveis possuam, é o número do NIS (Número de Identificação Social).
Entre os critérios para classificação estão ser morador de Volta Redonda; estar inscrito no CadÚnico (NIS); estar inserido no programa Bolsa Família; a idade (o mais velho tem prioridade); e a renda familiar.
Conforme a legislação vigente, o candidato com deficiência terá prioridade na matrícula, mediante comprovação de diagnóstico médico.
Sobre as vagas da alfabetização ao 9º ano do ensino fundamental, podem ser inscritos alunos com idade a partir dos 15 anos, nascidos até 1/2/2011. A inscrição poderá ser feita pelo aluno com idade superior a 18 anos, ou pelo responsável legal para alunos com idade entre 15 e 17 anos.
Os documentos necessários são a original da certidão de nascimento do candidato ou carteira de identidade (RG) do candidato, e comprovante de residência.