Assistência Social promove palestra em alusão à campanha de prevenção ao suicídio

Título do Post Incrível
Ação tratou de temas como cuidado, acolhimento e saúde mental para funcionários da unidade. Fotos Gabriel Borges

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos de Barra Mansa (SMASDH) realizou na tarde desta segunda-feira, dia 29, uma palestra voltada aos servidores da Pasta. O objetivo foi abordar temas relacionados à saúde mental, cuidado e acolhimento, em alusão à Campanha Setembro Amarelo, dedicada à prevenção do suicídio.

A atividade foi conduzida pela psicóloga Ana Cecília e pela assistente social Joveline, docente do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). De acordo com o diretor de Proteção Social Especial, Thiago Félix, é essencial discutir o adoecimento mental também entre os profissionais da Assistência.

 – A gente está falando sobre adoecimento mental porque nós trabalhamos, de uma certa forma, também com a saúde mental. É necessário falarmos sobre isso, pois temos sobrecargas, enquanto seres humanos e profissionais. Falar sobre saúde mental nesse contexto é, antes de tudo, um ato de cuidado, de escuta e de compromisso com a vida. E quando falamos disso, não podemos esquecer dos profissionais que estão à frente desse trabalho – destacou.

A secretária de Assistência Social, Joseane Ricarte, reforçou a importância de ampliar o diálogo sobre o tema dentro da rede. “Muitas vezes, nossa escuta é o último refúgio de alguém. Mas quem cuida também precisa ser cuidado. Lidamos diariamente com pessoas em situação de vulnerabilidade e a prevenção começa pelo acolhimento, tanto dos usuários quanto dos profissionais que constroem essa política pública com tanta dedicação”, ressaltou a secretária.

O subsecretário da Pasta, William Pereira, agradeceu ao prefeito Luiz Furlani e falou sobre a importância de fortalecer ações como essa. “Quero agradecer ao prefeito e à secretária Joseane pelo cuidado com nossa equipe. A Assistência Social é uma Secretaria que cuida de pessoas, e para oferecer um atendimento humanizado também precisamos olhar para quem está na linha de frente. Gostamos de gente e cuidar de quem cuida é essencial para garantir um serviço cada vez mais acolhedor e eficiente”, concluiu.

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.