‘Puppy Yoga’: atividade viral chega ao Sul Fluminense

Título do Post Incrível
Prática une o bem-estar à causa animal, por meio do incentivo à adoção responsável - Arquivo - Gustavo Pacheco

Evento foi realizado em Barra Mansa e contou com ONG de adoção

Por Lanna Silveira

A prática de ‘Puppy Yoga’ – que promove a atividade de relaxamento feita junto a animais de estimação – foi promovida, pela primeira vez, no Sul Fluminense neste mês de setembro. A prática de ioga com cães se popularizou nas redes sociais, com vídeos que alcançam mais de 500 mil visualizações, e se tornou tendencia internacional, já tendo sido realizada em grandes metrópoles como Nova York, Rio de Janeiro e São Paulo.

O “Puppy Yoga” é um evento que combina a prática de ioga “leve” – que possibilita que qualquer pessoa o realize -, promovendo o autocuidado e bem-estar com um nível maior de descontração, pela presença dos filhotes de cachorro. A primeira edição do evento foi realizada em Barra Mansa e promovida pela empresa de hospedagem para cães Espaço Pachecão, em parceria com o abrigo de animais AuDote, a instrutora de ioga Livia Villela e a empresa Biofresh. O dono da Espaço Pachecão, Gustavo Pacheco, explica que foi Lívia que lhe apresentou vídeos sobre o Puppy Yoga, que o fizeram pensar na ideia de trazer a proposta para a região. Os dois se uniram como parceiros na iniciativa: Livia ofereceu o espaço para o evento e atuou como instrutora da aula e Gustavo ficou responsável por “providenciar” os filhotes de cachorro.

Gustavo explica que, em alguns casos, o Puppy Yoga é feito com cães de estimação e possuem o intuito de buscar apenas o relaxamento e a interação com os animais. Sua iniciativa decidiu seguir outra tendência proposta pela prática: unir o momento de lazer ao contato com animais disponíveis para a adoção. Assim, o empresário convidou a equipe do AuDote, com a qual já possuía uma relação anterior ao evento, para levar os animais de seu abrigo para participar das aulas. “Justamente por saber da importância e de todo o trabalho e empenho que (o AuDote) tem com as adoções, eu pensei: por que não juntar um grupo de pessoas que gostam e consomem esse estilo de vida com cães que precisam da oportunidade de serem adotados?” explica Gustavo.

O evento foi organizado ao longo de 15 dias, sendo divulgado nas redes sociais e por meio de anúncios com parceiros de trabalho. O evento contou com doações de pessoas e fornecedores conhecidos pelos membros da organização, que ofereceram alimentos para o “coffee break”, ração para os cachorros e alguns brindes para sorteio.

Gustavo comenta que a adesão do evento foi “sensacional”, e que todos os participantes ofereceram feedbacks positivos sobre a proposta. Ele acrescenta, ainda que, pessoas que apenas souberam do evento após sua conclusão pediram uma segunda edição do evento, e que marcas e empresas também demonstraram interesse em apoiar a causa em eventuais edições seguintes.

Uma das participantes do evento foi Bárbara Alves, que ouviu falar sobre o evento por meio de uma postagem no Instagram. Seu interesse partiu de sua afeição por animais e seu envolvimento com iniciativas que ajudem à causa animal.

Bárbara classifica a experiência como “única e especial”, dizendo que a prática de ioga ao lado dos animais foi mais leve e divertida. “Eles eram extremamente fofos e cheios de energia. Eu não consegui adotar no momento, mas a vontade foi enorme, justamente porque tenho muito amor pelos animais. (…) Sem dúvida, participaria novamente”, comentou.

– A Puppy Yoga é uma proposta nova que vai visar sempre o bem-estar, tendo em vista que o yoga é uma prática de autoconhecimento, de conexão, que proporciona saúde. O fato de terem cachorrinhos ali gera ainda mais bem-estar para as pessoas que gostam: acaba sendo um pouco mais lúdico, um pouco mais leve e mais engraçado, porque os filhotes estão a todo o tempo ali fazendo “gracinhas”, entregando amor e acolhimento para as pessoas. Acho que é uma prática que agrega ainda mais na proposta da yoga de gerar esse bem-estar – complementa Gustavo.

Causa animal

Parte do valor da inscrição para o evento foi revertido para ajudar com as despesas da Audote. Uma das fundadoras do abrigo, Ana Clara, explica que a participação no evento foi uma forma de dar mais visibilidade ao trabalho da ONG, além de trazer uma opção criativa para incentivar a adoção responsável. Ela explica que a divulgação conquistou muitos interessados e exigiu que a organização planejasse duas aulas, para comportar o número de participantes.

A ONG levou 13 filhotes de cachorro para o Puppy Yoga, com um sendo adotado e muitos participantes demonstrando interesse em outras edições e em, eventualmente, levar um “pet” para casa. “Já participamos de outras ações como essa e o retorno é sempre positivo. Isso nos enche de alegria, pois percebemos que, cada vez mais, as pessoas estão sensíveis à causa animal e dispostas a ajudar”, conclui.

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.