Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência (SMPD), em parceria com o Ministério Público do Trabalho do Rio de Janeiro e da Procuradoria do Trabalho de Volta Redonda, promoveu nesta quarta-feira, dia 24, o evento “A Inclusão das Pessoas com Deficiência e Reabilitados no Mercado Formal de Trabalho”. O encontro, na Câmara de Vereadores, teve como objetivo fomentar a inclusão e a empregabilidade de pessoas com deficiência (PCDs).
A procuradora do Trabalho em Volta Redonda, Juliana de Oliveira Góis, abriu o evento, que foi todo traduzido para a Língua Brasileira de Sinais (Libras), fazendo sua descrição para os deficientes visuais, e disse estar com o coração alegre de ver o plenário cheio para debater um tema tão importante.
– Quero começar afirmando que, mais que um órgão de repressão, somos um órgão de promoção. Atuamos, trabalhamos para auxiliar na implantação de políticas para potencializar as vagas para PCDs no mercado formal de trabalho, fazendo a ligação entre as empresas – algumas alegam não encontrar mão de obra qualificada para cumprir o sistema de cotas para PCD – com profissionais capacitados. Encaramos o emprego como direito fundamental e temos o compromisso com a inclusão – falou a procuradora.
O evento reuniu trabalhadores com deficiência e empresas de diversos setores – transporte, construção civil, educação, segurança.