A 13ª Conferência Municipal de Saúde, que levou o tema “Saúde Municipal, Compromisso com o Futuro”, aconteceu neste fim de semana com objetivo de discutirem sobre a saúde pública municipal e com foco em melhorias. Durante o evento, ainda, foi a eleição do novo Conselho Municipal de Saúde, que reforçará o controle social e participação das decisões sobre a área na cidade.
O evento, que aconteceu no CIEP 492 Municipalizado Marciana Machado de Elias, também trouxe como pauta firmar o calendário de conferências anuais e estabelecer pontos estratégicos entre a comunidade e o governo municipal.
O prefeito Aluísio d’Elias marcou presença na conferência e participou da cerimônia de abertura. Ao lado dele, também estavam presentes a vice-prefeita, Ivone Bento, o secretário de Saúde, Lucas Silva, o subsecretário da pasta, Hugo Rigotti, além do presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Darci da Silva. A ocasião também recebeu a presença da enfermeira Janaína Ribeiro, que abriu a programação com uma palestra sobre a estrutura do Sistema Único de Saúde (SUS).
A apresentação contribuiu para as discussões dos quatro eixos sobre a área da saúde que fizeram parte do cronograma da conferência. Os participantes puderam discutir sobre fortalecimento, cuidado básico e ações preventivas; fortalecimento do cuidado especializado; fortalecimento da assistência farmacêutica; vigilância em saúde e controle social e educação em saúde.
Durante o evento, o governo municipal ainda celebrou a aprovação de novas propostas para o Plano Municipal de Saúde. A iniciativa, apresentada em documento, visa dar uma ampla orientação de ações da saúde nos próximos 4 anos, segundo informou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que planeja colocar a proposta em ação pelo menos até 2029.