Militares do Exército fazem atividade conjunta com Volta Redonda sobre pilotagem

Título do Post Incrível
Cerca de 13 integrantes de batalhão da Aman participaram - Divulgação/PMVR

Militares do Exército Brasileiro participaram junto com a Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) de Volta Redonda nessa segunda-feira (22), de uma atividade em conjunto. Um grupo de 13 integrantes do Batalhão de Comando e Serviços da Academia Militar das Agulhas Negras (BCSv/Aman) participou de um treinamento sobre técnicas de pilotagem para atuação em escoltas motorizadas, que aconteceu no Kartódromo Internacional de Volta Redonda, no bairro Aero Clube.

A atividade contou com a participação do multicampeão de motovelocidade e piloto profissional Helder Shad, que integra a equipe de instrutores da Semop. Os militares receberam orientações práticas de condução de motocicletas em alta velocidade, frenagem, desvios de obstáculos e também da técnica de contraesterço – recurso que consiste em girar o guidão no sentido oposto ao da curva, facilitando a inclinação e a entrada com segurança.

O curso teve como objetivo realizar a troca de conhecimentos para missões de escolta motorizada, aplicando técnicas de pilotagem, normas de segurança, legislação de trânsito e noções de primeiros socorros. A iniciativa reforça a integração entre as forças de segurança da região e contribui para a qualificação contínua dos profissionais.

O subsecretário municipal de Ordem Pública, Amauri Pego, representando o secretário Coronel Henrique, destacou a relevância da parceria. Ele lembrou que esse tipo de capacitação fortalece não só a qualificação dos militares, mas também a integração entre o Exército e a Secretaria Municipal de Ordem Pública.

“É como o nosso secretário Coronel Henrique frisa: é uma troca de experiências que eleva o nível de preparo das forças de segurança, contribui diretamente para a proteção da sociedade e garante a segurança do maior ativo das tropas, que são seus profissionais. Com esse treinamento, o nosso instrutor consegue contribuir de forma significativa, fortalecendo não só a missão constitucional do Exército, mas fazendo com que esses alunos que se submetem ao curso possam ter segurança na execução de suas atividades”, comentou Amauri Pego.

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.