Volta Redonda: Secretaria de Saúde realiza na Vila Santa Cecília ação de conscientização ligado ao Setembro Amarelo

Título do Post Incrível
Prefeitura promove atividades de sensibilização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, com apoio de diversas secretarias municipais. Fotos Adriana Cópio – Secom

A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Divisão Técnica de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) – e em parceria com as secretarias de Cultura (SMC) e Assistência Social (Smas), realizou nesta terça-feira, 23, uma ação de conscientização em alusão ao Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção do suicídio e à valorização da saúde mental. O evento aconteceu na Praça Rotary, embaixo da Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, e teve como objetivo promover um ambiente de acolhimento, diálogo e sensibilização sobre a importância de cuidar da saúde emocional.  

Com uma programação diversificada e acessível a toda a população, a tarde foi marcada por apresentações culturais, distribuição de materiais informativos sobre prevenção ao suicídio e orientações sobre os serviços de saúde mental disponíveis em Volta Redonda. A ação também se propôs a criar um espaço seguro onde as pessoas pudessem refletir sobre a importância de buscar ajuda e cuidar de sua saúde emocional. Além disso, a iniciativa buscou reforçar a rede de apoio emocional da cidade, destacando os serviços de atendimento psicossocial e enfatizando a importância de falar sobre saúde mental, quebrando estigmas e preconceitos.  

A médica e coordenadora técnica da Divisão de Saúde Mental, Suely Pinto, ressaltou a importância das ações realizadas no município.  

“O Setembro Amarelo é um momento de sensibilização e reflexão sobre a saúde mental, um tema que ainda é tabu em nossa sociedade. Ao promovermos esses eventos, buscamos oferecer um espaço de acolhimento e informação, onde as pessoas podem falar abertamente sobre seus sentimentos e encontrar apoio. Estamos comprometidos em criar um ambiente mais seguro para todos”, afirmou a coordenadora.  

Segundo o coordenador-executivo da Divisão Técnica de Saúde Mental, William Aquino, a proposta da Prefeitura é aproximar a população dos serviços oferecidos na cidade e reforçar a importância de acolher quem está em sofrimento.  

“A ação realizada nessa terça-feira foi uma oportunidade de dar visibilidade ao trabalho que estamos realizando, com a participação de nossos profissionais de saúde mental. Queremos sensibilizar as pessoas sobre a importância de buscar ajuda e cuidar de si mesmas, principalmente em tempos difíceis como o que vivemos atualmente”, destacou Aquino. 

Próximos eventos 

A atividade realizada na Praça Rotary foi apenas um dos diversos eventos que estão sendo promovidos pela Prefeitura de Volta Redonda durante o mês de setembro. A programação continua com atividades que seguem fortalecendo a conscientização sobre a importância da saúde mental e o apoio emocional disponível para a população.  

Entre as ações que ainda ocorrerão, destacam-se: no dia 24, às 13h30, a palestra “Agir Salva Vidas” com a equipe do Caps Belvedere e alunos do UniFOA; no dia 25, às 10h, grupo de esportes “A vida vale a pena!”, com uma caminhada pela Vila Mury, seguida de café compartilhado; e no dia 26, às 9h, Exibição de filme temático e debate sobre prevenção ao suicídio no Caps-AD.  

Essas ações têm como objetivo continuar o trabalho de sensibilização e mostrar à população os caminhos para o cuidado da saúde mental, além de dar visibilidade aos serviços de apoio que Volta Redonda oferece àqueles que precisam de ajuda. 

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.