A Biblioteca Municipal Raul de Leoni, na Vila Santa Cecília, em Volta Redonda, completou 70 anos nesta segunda-feira (22) e a Secretaria Municipal de Cultura (SMC) programou uma série de atividades para todo o dia, além de prosseguir com as comemorações até a próxima sexta-feira (26).
Uma das primeiras atrações foi a apresentação do Coral Municipal de Volta Redonda, no espaço embaixo da biblioteca. Também pela manhã, alunos da Escola Municipal Miguel Couto Filho, do Jardim Normândia, assistiram à contação de histórias no interior do equipamento cultural, e depois puderam aproveitar a Brinquedolândia, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas); a apresentação do coral; e a Biblioteca Sobre Rodas. A praça embaixo da biblioteca também contou com feira de artesanato e exibição de livros de autores volta-redondenses.
Mais atividades
Outras atividades estão programadas para esta segunda. O projeto Turismo em Volta, da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (SMDET), vai exibir às 16h30, no interior da biblioteca, o documentário sobre a produção do mural “A Praça Brasil”, com Leandro Vieira e Rafael Fernandes. No Espaço Infantil, às 14h, haverá Casa de Histórias com a oficina “Esconde-esconde” do projeto Cidade, Cultura e Coletivos, da UFF (Universidade Federal Fluminense).
As comemorações prosseguem à noite com o Sarau de Primavera, às 19h15, seguido da intervenção “O meu direito”, com Demétrio Santos e Rodrigo Hallvys, da AVL (Academia Volta-redondense de Letras). Às 19h30 e às 20h20, será realizado sarau com Regina Vilarinhos (AVL) e convidados. E às 20h10 e 20h50, apresentação com “Pequenas Leituras” versão literária, com o grupo cênico Estudarte.
O secretário municipal de Cultura, Anderson de Souza, lembra que, além do aniversário da Biblioteca Municipal, a semana está marcada por uma série de atividades culturais, como a 19ª Primavera dos Museus, no Memorial Zumbi. As ações integram a Semana Cultural, iniciativa da SMC para promover eventos na Vila Santa Cecília.