Com o apoio da Prefeitura de Barra do Piraí, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, produtores de leite do município participaram de um curso de qualificação em processamento de queijos artesanais promovido pelo projeto Rio Mais Leite, nos dias 16 e 17 de setembro, terça e quarta-feira desta semana.
A iniciativa foi desenvolvida pelo Instituto BioSistêmico (IBS), com o fomento da Fundação Zoetis. O treinamento foi realizado na Queijaria Móvel, unidade itinerante do IBS equipada para capacitação prática em laticínios.
Além de difundir boas práticas de higiene e padronização de processos, a atividade buscou oferecer alternativas para agregar valor ao leite produzido no município e ampliar as oportunidades de comercialização para os produtores locais.
O secretário de Agricultura, Wandre Nery, reforçou o pedido da prefeita Katia Miki referente ao desenvolvimento do setor.
“O total foco no desenvolvimento da agropecuária em nosso município foi uma orientação da prefeita Katia Miki desde o primeiro momento. Por isso, estamos trabalhando junto a nossas parcerias para oferecer excelentes condições aos produtores da cidade e, assim, alavancar a produção, o comércio e o crescimento do setor”, destacou Wandre.
A prefeita Katia Miki também enfatizou a importância dessas iniciativas para o fortalecimento da economia rural.
“Neste ano já resgatamos a Exposição Agropecuária de Barra do Piraí, um importante passo para o avanço do setor. Mas posso afirmar a todos vocês: não iremos parar por aí. Temos muitos projetos com nossos parceiros que trarão ainda mais benefícios para os produtores rurais”, afirmou a prefeita.
