Grupo fará curso de pedreiro de alvenaria em escola da Firjan Senai
A escola Firjan SENAI e CCR RioSP inauguraram, nesta segunda-feira, dia 22, o “Canteiro Escola”, na Vila Industrial (RJ-127), para a formação de profissionais que vão trabalhar na obra da Serra das Araras, em Paracambi. Serão oferecidos cursos gratuitos para a população e a primeira turma está formada por mulheres, para o curso de Construção Civil. A duplicação da Serra das Araras está entre os principais pleitos da Firjan que instalou a unidade em Paracambi em parceria com a prefeitura, EGTC Infra.
Com previsão de ser concluída em cinco anos (a contar de 2024), a obra garantirá melhoria na infraestrutura, maior eficiência logística e segurança. “Com o encurtamento das distâncias e o aumento da eficiência logística, a duplicação da Serra das Araras facilitará o transporte de cargas, reduzindo os custos de frete. E, assim, fortalecendo a competitividade do Estado”, destacou o presidente da Firjan, Luiz Césio Caetano.
Durante a cerimônia do Canteiro Escola, o presidente da federação destacou que a parceria da federação com os órgãos envolvidos no projeto de expansão da BR-116, visa o estímulo ao desenvolvimento econômico, a partir do melhoramento da rota de tráfego de cargas e principalmente, do potencial para geração de empregos. A ampliação da Serra das Araras abrange uma área entre os municípios de Paracambi, Barra do Piraí e regiões do entorno. “Naturalmente, um empreendimento desta relevância exige mão de obra qualificada. Temos grande orgulho de nossa contribuição para a concretização deste verdadeiro marco histórico”, completou Luiz Césio Caetano.
O Canteiro Escola tem capacidade para ofertar 320 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos em diferentes áreas, entre as quais: pedreiro, armador de ferragens, carpinteiro de obras e montador de andaimes.
-É um passo fundamental para capacitar a mão de obra local, oferecendo qualificação profissional para que esses trabalhadores não apenas participem ativamente da obra da nova Serra das Araras, mas também ampliem suas oportunidades no mercado de trabalho, com mais preparo e mais chances de inserção em futuros empreendimentos – ressaltou Virgilius Morais, gerente de implantação da Concessionária RioSP, uma empresa Motiva.
O presidente da Firjan Nova Iguaçu e Região, Marcelo Kaiuca, destacou a oportunidade de preparar os profissionais. “Com o Canteiro Escola serão ofertados cursos para a formação profissional que atenda a demanda de mão de obra necessária na região”, enfatizou Kaiuca que também é presidente do Fórum de Construção Civil.
Primeira turma formada por mulheres
O primeiro curso do Canteiro Escola oferecerá qualificação profissional a 40 mulheres atendidas por projeto social da Prefeitura de Paracambi. Com a qualificação de Pedreiro de Alvenaria Estrutural, as alunas estarão capacitadas a seguir as normas técnicas específicas para a função, receberão orientações sobre saúde, segurança e consciência ambiental.
Milene Cardoso Tavares, de 41 anos, é uma das inscritas no curso de Pedreiro. “É a primeira vez que faço um curso profissionalizante. Esse é o primeiro de muitos e acredito que o curso me trará muitas oportunidades”, comentou.
O prefeito de Paracambi, André Ceciliano, destacou o quanto a obra movimenta a economia da cidade. “Fomos testemunhas de como essa obra movimenta nossa economia, gerando empregos para muitos homens. Agora vamos capacitar as mulheres, mostrando não haver limites para a atuação delas”, destacou.
Os cursos de qualificação profissional desta unidade serão ministrados por professores da Firjan SENAI, que fornecerá material didático e itens necessários para desempenho das atividades, incluindo equipamentos de segurança. A expectativa é de expansão do número de vagas ofertadas, o que poderá ocorrer a partir da renovação da parceria.
Novo traçado na rodovia
O conjunto de intervenções soma o investimento de R$ 1,5 bilhão e vai gerar mais de cinco mil empregos diretos e indiretos. O projeto prevê a ampliação das vias, que passarão a contar com quatro faixas por sentido, acostamento e uma faixa de segurança, reduzindo em até 50% o tempo de percurso.
Atualmente, cerca de 390 mil veículos circulam mensalmente pelos dois sentidos – Rio x São Paulo.
Cerca de 36% do tráfego no trecho é de veículos de carga, que transportam mais da metade do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, dando a dimensão da importância logística da Serra das Araras para o transporte de cargas no País