Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Smas), realizou neste domingo (21) a primeira “Pedalada da Memória: Celebração ao Dia Mundial de Conscientização do Alzheimer”, com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre as características da Doença de Alzheimer, suas formas de cuidado e a importância da participação familiar e das políticas públicas. O evento aconteceu no dia em que se celebra o Dia Mundial de Conscientização do Alzheimer e foi realizado em parceria com o projeto Alzheimerebook, que tem por finalidade combater o estigma e promover a inclusão social, oferecendo suporte a pacientes e seus familiares.
As atividades tiveram início com uma pedalada com o grupo de ciclistas Bike Flor, que partiu do Centro-Dia do Idoso, no bairro Nossa Senhora das Graças, e percorreu várias ruas até chegar ao Centro de Atendimento para Pessoa Idosa com Alzheimer e Familiares (Centro-Dia Synval Santos), no Jardim Paraíba.
Ao final do evento, os participantes ganharam lanches oferecidos por um grupo de idosos atendidos no Centro-Dia, inspirado no projeto japonês “Pedido Errado”, em que pessoas com Alzheimer trabalham em um restaurante.
“Realizamos essa atividade hoje como um projeto-piloto. A intenção desse café da manhã é incentivar a sociedade civil a ter contato com o Alzheimer, e provar que dentro dessa realidade há tanta vida”, explica a coordenadora do Centro de Alzheimer, a psicóloga Daniele Freire.
Atividades que surtem efeito
Idealizador do projeto Alzheimerebook, Lino Piñon, destaca que a “Pedalada da Memória” realizada em Volta Redonda é a primeira do Brasil, e trata-se de um movimento baseado em uma pesquisa realizada na Inglaterra com cerca de 478 mil pessoas, que demonstrou que algumas demências podem ter seu curso modificado.
“Ou seja: podemos nos proteger. Isso não significa uma isenção total do desenvolvimento de uma demência, mas ficamos mais protegidos quando mantemos uma atividade física regular. A pedalada foi comprovada nessa pesquisa como uma das atividades que mais ajudam a prevenir a demência”, disse. “A prefeitura e as secretarias abraçaram a causa, e esperamos que essa pedalada seja a primeira de muitas.”