Projeto Ballet Educação completa 20 anos com apresentação do espetáculo ‘Cinderella’ e homenagem a idealizadora  

Título do Post Incrível
Espetáculo está marcado para os dias 25 e 26 de outubro e contará com participação do bailarino solista do Theatro Municipal, Emerson Matheus - Divulgação/PMVR

O projeto Ballet Educação, da Secretaria Municipal de Educação (SME) de Volta Redonda, completou 20 anos neste mês de setembro. Em comemoração, será realizado nos dias 25 e 26 de outubro uma apresentação do ballet “Cinderella” – o primeiro espetáculo apresentado pelo projeto neste ano –, com a participação do bailarino solista do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Emerson Matheus. O evento também terá um caráter de homenagem à professora Izabel Santos Leal, idealizadora do projeto e que faleceu em maio deste ano.  

A coordenadora do projeto Ballet Educação, Cleide Marques Ferreira, falou sobre a responsabilidade de assumir o cargo após o falecimento da professora Izabel. “Foi um momento muito difícil, uma responsabilidade muito grande, muito trabalho para nós continuarmos o legado da Izabel, que foi muito importante para área da educação e da dança de Volta Redonda”, afirmou, acrescentando a importância do projeto para formação desses jovens: 

“Além de ajudar em todas as outras áreas, na escola, na formação do indivíduo, a gente consegue dar uma oportunidade para quem não tinha condição e tem talento, a gente incentiva e dá todo o apoio necessário. Nesses 20 anos já tivemos alguns bailarinos que conseguimos levar para fora. Temos bailarinos no Theatro Municipal, na Europa e nos Estados Unidos”, disse. 

O secretário municipal de Educação, Osvaldir Denadai, parabenizou todos os envolvidos nessa história de sucesso. “Ao completarmos 20 anos do projeto Ballet Educação, temos a certeza de que, mais do que formar bailarinos, formamos cidadãos mais sensíveis, mais criativos e mais preparados para os desafios da vida. Quero agradecer a todos os professores, coordenadores e, claro, aos alunos e suas famílias, que já fizeram ou fazem parte dessa história um grande sucesso.” 

Daiane Francisco dos Reis, mãe da aluna Carolaine Glicério Francisco dos Reis, destacou a evolução da filha em três anos de projeto. “Eu enxergo a importância não só na questão de dança, mas uma questão de postura, comprometimento e responsabilidade, da Carolaine ter um olhar diferenciado dentro de casa. Eu vejo que ela evoluiu em vários aspectos graças ao projeto do Ballet”, afirmou.  

Patrícia Garcez, mãe da aluna Melissa Garcez, do 5º ano, ressaltou a relevância do projeto para vida escolar e pessoal da bailarina. “Eu vi muita melhoria para ela com o projeto Ballet Educação. É um processo muito legal, muito bom para disciplina”, disse.  

“Nós estamos muito felizes. O projeto é altamente sólido, bem estabelecido, deixado pela nossa saudosa professora Izabel, que idealizou, em 2005, junto com as professoras Ana Angélica e Terezinha. Hoje a gente está à frente desse ballet, fazendo com que ele realmente não pare, para que essas crianças tenham mais oportunidades de conhecimento cultural”, afirmou a assessora do departamento pedagógico da Secretaria Municipal de Educação, Rosana Ramos. 

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.