Rio Claro realiza 1º Vem Passarinhar neste sábado

Título do Post Incrível
Divulgação/PMRC

A observação de aves, prática que vem crescendo em todo o mundo, tem ganhado força também em Rio Claro. Há cerca de dois meses, o município criou o Clube de Observações de Aves (COA Lídice), iniciativa que já começa a trazer resultados: Rio Claro subiu da 25ª para a 18ª posição no ranking estadual de registros de aves e tem a meta de chegar ao 10º lugar até o fim do ano.

Como parte das ações de incentivo, neste sábado, a partir das 5h30min, será realizado o 1º Vem Passarinhar, com saída da Praça Padre Ezequiel, em Lídice, distrito de Rio Claro. O evento é gratuito e aberto tanto a observadores experientes quanto a quem deseja iniciar nessa atividade sustentável de lazer.

Segundo o administrador do COA Lídice, Lucas Silva, atualmente já são 346 espécies registradas em Rio Claro, com a estimativa de alcançar 400 até dezembro. “Para estar no top 10 nacional precisamos registrar 535 espécies, e essa também é a nossa meta”, destacou. Entre os registros já feitos estão aves como o entufado, matracão, tovaca-cantadora, águia-cinzenta, formigueiro-de-cabeça-negra, curió, azulão, maria-leque-do-sudeste e até o urubu-rei. Todos os dados ficam disponíveis no WikiAves, plataforma que reúne imagens, sons, informações e mapas de ocorrência das espécies brasileiras, sendo também a base para o ranqueamento das cidades.

No início deste mês, Rio Claro já recebeu um evento estadual organizado pelo Inea, reunindo cerca de 40 inscritos. A expectativa é que o 1º Vem Passarinhar atraia ainda mais visitantes de diferentes regiões.
O COA Lídice é uma iniciativa fomentada pelo secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Brindisi Biondi, antes de assumir o cargo. “Quando fui nomeado secretário comecei a organizar esse clube na cidade por entender que é uma atividade turística que tem a ver com o município e podemos ter um diferencial porque a prática fortalece a nossa Trilha de Longo Curso, que tem mais de 300 quilômetros de extensão, é a maior dentro de um único município do Brasil. Dentro da trilha já temos modalidades como caminhada, ciclismo e atividades aquáticas. A observação de aves surge como mais um grande atrativo turístico”, afirmou.

Lucas, que também é coordenador de Eventos e atua no turismo local desde 2016, destacou o perfil diferenciado desse público. “O observador de aves passa mais tempo em contato com a natureza, pratica atividade física, contempla o ambiente de outra maneira. É uma prática que cresce justamente por proporcionar desaceleração no dia a dia”, disse.

O evento para o prefeito Babton Biondi representa um marco para Rio Claro. “Estamos investindo no turismo de natureza de forma estratégica, mostrando que o município tem potencial para se destacar também neste segmento. A observação de aves, além de ser uma prática saudável e sustentável, coloca nossa cidade em evidência em um cenário estadual e nacional”, apontou, completando que a intenção é fazer do município um lugar reconhecido como destino para quem busca contato com a natureza e experiências únicas.

Para 2025, o município já projeta um novo evento: o Passarinhando em Rio Claro, a ser realizado no Centro de Convenções, voltado especificamente para amantes da prática e fortalecimento do turismo de natureza.

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.