Audiência defende retomada de usina: ‘Queremos Angra 3!’

Título do Post Incrível
Participantes pediram pela continuidade das obras - Divulgação/Câmara de Angra

Após mobilizações, aconteceu a Audiência Pública na Câmara de Angra dos Reis para tratar sobre a retomada da não concluída usina nuclear Angra 3, cujo projeto segue em impasse devido aos altos custos. O evento contou com a presença de diversas autoridades, personalidades e claro, a presença do Sindicato dos Trabalhadores da Indústria de Energia Elétrica (Stiepar) de Angra e Paraty, junto a representantes da Nuclep, que atende ao Programa Nuclear Brasileiro. A resposta durante a audiência ficou clara: ‘Queremos Angra 3’.

Sob presidência do vereador Dudu do Turismo, a audiência, que aconteceu nesta terça (16), defendeu que os interesses da população, de modo geral, estão voltados para a retomada das obras, especialmente pelo fator da empregabilidade. Um dos convidados para falar foi o deputado estadual Marcelo Dino, que destacou que Angra 3, mesmo parada, gera cerca de 400 empregos.

“Se ela voltar as obras e o Governo Federal entender a importância que tem para o nosso país, serão geradas a partir de 3 mil vagas. Em 2015 ela parou e o gasto com ela parada é mais de R$1 bilhão. Angra 3 funcionando, há o dobro da capacidade de Angra 1. Não dá para entender o porquê disso estar parado”, pontuou o parlamentar durante seu discurso na tribuna do plenário.

O presidente da Stiepar, Cassio Tilico, também salientou que ‘Angra 3 é possível’ e decidiu aproveitar a presença dos vereadores, autoridades e entidades presentes para assinar uma carta aberta. O objetivo é sensibilizar algum nome em Brasília, durante viagem que irá fazer ao lado do diretor Augusto Emilio. Aliás, durante o encontro, foram enviados representantes tanto do deputado federal Julio Lopes, quanto de Lindbergh Farias, que estão acompanhando os desdobramentos. Lindbergh chegou a enviar um vídeo ao Stiepar: “Defender a continuidade das obras de Angra 3 é defender a soberania nacional”, destacou.

O vereador Sargento Thimóteo aproveitou para defender a continuidade das obras, mas também para alfinetar o atual prefeito de Angra dos Reis, Claudio Ferreti. “Não temos que ter briga de partidos, aqui é retomada de emprego. Eu espero que o Governo Federal, mandando verbas para retomar as obras, o Ferreti não obedeça o Fernando Jordão e embarreire de novo a construção. A obra foi embargada e mais de 200 peões ficaram desempregados”, disse, também citando sobre o ex-prefeito da cidade que fez Ferreti sucessor.

O mais curioso é que, logo depois, o ex-prefeito apareceu em uma exibição de vídeo apoiando as obras. Ao final da audiência, Dudu do Turismo realizou a leitura do requerimento em que solicita a possibilidade de realizar uma audiência pública na Alerj sobre a usina nuclear Angra 3, protocolada junto a Marcelo Dino. “Não se tem soberania nacional se um país não é capaz de produzir sua energia. Precisamos de Angra 3 porque ela garante que o setor nuclear se viabilize do ponto de vista econômico”, concluiu o ex-deputado federal Luiz Sérgio.

Correio Sul Fluminense

Uma Publicação do Grupo Correio da Manhã

Boletim Informativo

Assine minha newsletter para receber novos posts, dicas e fotos. Fique por dentro!

ASSISTA AO VIVO

©2025 – Todos os direitos reservados. Projetado e desenvolvido pelo Correio da Manhã.