Volta Redonda realizou ações de prevenção e manutenção da cidade na manhã desta quarta-feira (17), após os impactos provocados pela forte chuva – acompanhada de rajadas de vento e queda de granizo em alguns pontos – que atingiu o município durante a noite de terça-feira (16). De acordo com a Defesa Civil municipal, entre 16h e 18h, choveu cerca de 26,6 mm, com ventos de até 40km/h, e o Rio Paraíba do Sul está 67cm acima do nível normal. Até o momento desta publicação, não houve registro de vítimas.
No total foram registradas 24 ocorrências, sendo 14 quedas de árvores, uma de muro e outra de grade, além de quatro pontos de alagamento e quatro registros de destelhamentos, sendo o local mais afetado um Ciep (Centro Integrado de Educação Pública) no bairro Volta Grande. Por conta da queda de energia elétrica, o serviço ainda está sendo estabelecido pela concessionária Light.
Em caso de chuvas, a Defesa Civil fez orientações como evitar qualquer tipo de capina, escavações ou construções irregulares; lixo; não criar obstrução em bueiros e ralos para ajudar no escoamento. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou receber alertas via SMS pelo 40199 (basta informar o CEP).